A celebridade dos parques de dinossauros!
Entre os dinossauros, o T. rex é definitivamente o mais popular, tanto que é o mais visitado nos parques de dinossauros, a exemplo do Parque de Kleinwelka, Alemanha. Porém, diante da imagem, surge uma pergunta que não quer calar: se este modelo de Tiranossauro Rex for verdadeiro, como ele conseguia agilidade suficiente para correr, tal qual esperada de qualquer predador que se preze?
Enquanto não for desvendado o mistério, o mito continuará assombrando a cabeça das crianças e alimentando as bilheterias de filmes hollywoodianos e parques temáticos.
Derrubar o mito de super predador pré-histórico não é fácil. Vejamos como a BBC ilustrou algumas dúvidas que bailam na cabeça dos cientistas, estimulando-os a sair à caça de novas evidências que confirmem a lenda, ou a refutem definitivamente.
Um mar de dúvidas.
O T. rex foi o rei dos assassinos, ou um oportunista?
Alguns cientistas acreditam que o “tirano rei dos lagartos” nunca teve nada a ver com a terrificante imagem atribuída a ele. Eles dizem que há fatos que apontam na direção de que o T. rex tenha sido mais urubu do que leão, ou seja, que ele vivia das sobras de comida rejeitadas por outros dinossauros.
O tamanho do estômago do T. rex nada comprova.
Os primeiros fósseis de T. rex foram encontrados em 1902. Atualmente, há cerca de dezenas de espécimes em ótimo estado de conservação, quase todos da América do Norte.
O fato do estômago do T. rex ter podido armazenar mais de 200 kg de carne atesta que ele tenha sido um carnívoro, mas não elucida o seu caráter de predador ou necrófago. De qualquer maneira é indubitável que ele gostava de carne!
As capacidades anatômicas do T. rex rivalizavam com o Saurornitholestes?
Um predador clássico é um exímio corredor. Ele tem grande agilidade e braços extremamente fortes para agarrar, submeter e derrubar as suas vítimas. Suas unhas são afiadas e curvas, seus dentes tem o desenho perfeito para rasgar carne.
Atualmente o felino africano Chita reúne todos estes atributos. No tempo dos dinossauros, o estudo dos fósseis encontrados aponta para o pequeno dinossauro, aparentando das aves, o Saurornitholestes, aquele que deteve as qualidades anatômicas mais semelhantes às de um excelente caçador.
O T. rex foi um necrófago?
O T. rex tinha um bulbo olfativo do tamanho de uma laranja grande – muito maior do que os outros dinossauros.
Há necessidade de um predador ter olfato tão desenvolvido para detectar suas presas? Os predadores não têm tal coisa. E aquelas pernas enormes? Teriam sido usadas para correr atrás das vítimas, ou para aguentar longas caminhadas no rastro de carniças, guiados pelo olfato supersensível?
Talvez o T. rex tenha estado entre o leão e o urubu – a hiena.
Caso o Tiranossauro Rex nem tenha sido tão predador como o leão e nem tão necrófago quanto o urubu, por que não, sorrateiro e oportunista como a hiena?
Muitos paleontólogos acreditam que o T. rex tenha desfrutado do melhor de ambos os mundos. A hiena, também conhecida como caçadora, não refugaria uma carcaça meio apodrecida, da qual o leão passaria longe. Ela pode encarnar o provável papel que os Tiranossauros rex tenham desempenhado na natureza – entre carnívoros e necrófagos.
Somente através de novas descobertas fósseis, é que poderão surgir mais argumentos para alimentar o calor dos debates.
Fonte:
The king of killers or fearsome freeloader? It is one of the big questions currently in palaeontology.
Links relacionados:
Was Tyrannosaurus rex a predator or a scavenger?
T. rex: Scavenger or Predator?