Páginas

Pesquisar

4 de out. de 2008

Os buracos negros podem morrer?

Nunca ninguém “viu” um buraco negro, nem se pode chegar perto dele, nem as teorias logram desvendar os seus mistérios. Não obstante, eles existem e a explicação mais próxima para justificar a existência de algo que ninguém viu, sentiu, apalpou, ou sequer compreendeu, é que eles existem porque TÊM que existir.
A vida contemporânea é cheia de perigos próximos e distantes. As pessoas correm o risco de morrer tanto num desastre de um sofisticadíssimo avião a jato, como num choque anafilático em uma cirurgia banal de lipo-aspiração. No entanto, os buracos negros continuam a excitar a imaginação das pessoas porque eles representam a morte elevada ao superlativo cósmico.

O que justifica a existência dos buracos negros?
Eles nunca serão vistos e talvez nenhuma nave jamais possa se aproximar de um deles. Entretanto, a ciência teve que inventá-los diante necessidade de justificação de comportamentos estranhos apresentados pela matéria em alguns confins muito específicos do espaço sideral.

O Buraco negro é uma estrela da morte?
O buraco negro é uma cogitação matemática criada para dar conta do déficit de matéria observado em algumas galáxias, gravitações erráticas de algumas estrelas e mais recentemente se observou um buraco negro, apelidado de “estrela da morte”, lançado jatos energéticos altamente destruidores contra uma galáxia vizinha.

Conclusão avassaladora: se os buracos são capazes de “lançar coisas”, logo, eles podem morrer.
Até 40 anos atrás, acreditava-se que os buracos negros eram eternos, partindo da premissa que nada deles escapava. Ora, uma abertura que apresentasse a propriedade de apenas capturar coisas para dentro de si, certamente teria um crescimento infinito, que redundaria em vida eterna. Em cima deste tipo de visão é que se acreditava na morte do universo como um fenômeno resultante da sua deglutição total por todos os buracos negros espalhados por aí, até não restar nenhum átomo. Este Nada infinito teria sido o primeiro instante do nascimento do novo universo, através de uma explosão formidável, o Big-Bang, resultante do colapso massivo de um único buraco negro de tamanho infinitamente pequeno, que conteria no seu interior toda a matéria universal, contraída infinitamente.
Representação gráfica de um buraco negro sendo sugado por outro buraco negro muito mais massivo.

A descoberta da Radiação de Corpo Negro.
Uma descoberta do físico Stephen Hawking mexeu um pouco com o entendimento da complexidade do fenômeno. Tentando entender como a física envolvida no micro-universo(a física quântica que explica a interação entre as partículas), pode influenciar nas leis que regem o macro-universo (onde reina a física clássica newtoniana das interações gravitacionais), Hawking descobriu que os buracos negros podem emitir um tipo especial de radiação, a radiação de corpo negro.

Tal radiação é semelhante à emitida por um objeto aquecido, tal como a brasa. No caso do buraco negro, quanto menor for o seu tamanho, maior será o seu “brilho”. Mas como para emitir luz é necessário ejetar energia de si mesmo, surpreendentemente o buraco negro evapora com o decorrer do tempo.

A morte dos buracos negros – o morrer matando galáxias.
Segundo as estimativas, um buraco nego com massa equivalente ao Sol, levaria algo como 1067 (10 seguido de 67 zeros) anos para morrer, o que é maior do que a idade do universo. Os buracos negros podem se evaporar bem mais rapidamente.

Os astrônomos ainda estão à cata de um buraco negro que esteja em seus últimos suspiros, que seria percebido pela forma como ele começaria a “vomitar” toda a matéria consumida, ou seja, a emissão rápida e massiva de uma quantidade impressionante de energia, provavelmente tão destruidora quanto tudo aquilo que ele fez em vida.

Fonte:
Claudio Maia, Instituto de Física Teórica, Universidade Estadual Paulista - Revista Ciência Hoje nº 252, setembro/2008.

5 comentários:

  1. excelente ! eu peguei todas as imagens pro meu videozinho !

    ResponderExcluir
  2. CARA VC NÃO SABE O Q TA FALANDO !! QUER DIZER Q BURACOS NEGROS SÃO APENAS INVENÇÃO !! CARA VC ENSULTA TODOS OS ANOS E DESCORBERTAS FEITAS PELA CIENCIA !!! VC É UMA VERGOMHA !!
    EXISTEM ATÉ VIDEOS DE BURACOS NEGROS EMITINDO QUAZARES !! ESTUDA UM POUCO ANTES DE SAIR FALANDO !! POR Q TO PERDENDO MEU TEMPO !!

    ResponderExcluir
  3. Acho que você não leu o texto. Use menos o smartphone e aprenda a interpretar textos.

    ResponderExcluir
  4. QUERO SABE QUEM É Q TRANSA NESSA PORRA PUFF PUFF PUFF

    ResponderExcluir