Páginas

Pesquisar

28 de out. de 2008

É possível trabalhar a Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras?

Uma das novas exigências para as Licenciaturas é a realização de práticas pedagógicas em todas as disciplinas dos cursos com o objetivo de possibilitar a construção da identidade docente dos futuros educadores ao longo do curso como um todo.
Acadêmicos de Ciências Biológicas orientando uma Trilha Ecológica.

Através do trabalho compartilhado entre diferentes disciplinas trabalhou-se uma abordagem ampla e interdisciplinar, explorando temas geradores como base para um trabalho pedagógico realizado com os alunos do primeiro ano do Curso de Ciências Biológicas em 2006. Leia mais neste Link.

O trabalho envolveu duas experiências de atividades pedagógicas na forma de uma Mostra Pedagógica de Ciências e uma atividade de orientação de trilha ecológica.

A organização dos trabalhos requereu um acompanhamento intenso durante todo o seu processo de desenvolvimento, todavia, foram deixados espaços para a criatividade na solução dos problemas propostos. Concluiu-se que as práticas realizadas envolveram habilidades de comunicação, observação, comparação, reflexão e pensamento crítico, favorecendo a aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Mostra Pedagógica de Ciências, Trilha Ecológica.

Autores:
Cunha, G.F. ; Lemos, S.D.C. ; Dorneles, L.T. ; Ribeiro, A.G. ; Specht, A. ; Chies, R.P. ; Lorenzi, R.M.P.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário