Páginas

Pesquisar

31 de out. de 2008

Telas de erro fatal de computadores em locais públicos.

Em inglês, as famosas telas azuis do Windows e pretas do Linux são chamadas respectivamente “Blue Screen of Death (BSoD)” para o windows e simplesmente "Crash Screen" no Linux. São termos termos que, por não permitir uma tradução literal, têm sido vertidos para Tela de Erro Fatal, tão fatal quanto a nerd atraente vestindo a camiseta “press any key to continue” do Windows, nele não adianta apertar qualquer tecla e nela?
A diferença entre os mundos doméstico e público é acontecer um Crash de computador no conforto do seu lar, onde você pode “rebutar” o seu computador à vontade e, quiçá, formatar o HD e reinstalar o sistema operacional. Outra situação bem mais preocupante é você estar não tão tranquilamente a 10.000 metros de altura num jato de em cima do oceano Atlântico, quando aparece em todas as telas a ameaçadora e famosa tela preta do Linux, cheia de caracteres incompreensíveis. Então surge a assustadora pergunta: até que ponto o jato Airbus A330 da empresa Algerie continua voando mantendo a rota, mesmo diante de um crash geral de todos os computadores? Definitivamente isto não é um bom sinal!

Menos preocupante é a tela azul no sistema de metrôs, o único perigo é o trem “congelar” dentro do túnel.

Os motoristas podem chegar a conclusão de que o sistemas de avisos do trânsito da cidade de Nova York é controlado pelo Windows. Os nova iorquinos esperam que a segurança não!

Os aviões já atrasam por nada, imagina com uma pane do Windows neste aeroporto!

Uma explicação para o crack das bolsas pode estar no crash do Windows, vejam a catastrófica tela azul no painel do famoso Banco de Investimentos americano Fidelity.

A esquina das avenidas 42º e 8º de Nova York iluminadas pela simpática telinha azul.

Até um simples supermercado pode sofrer as agruras da árida tela de pânico do Linux.

Durante um Congresso sobre Linux, nada mais adequado do que um crash no Linux!

Fonte:
Blue Screen of Death Top 10.
Linux Crash Top 10 Images.

13 comentários:

  1. As 3 "telas de erro" do linux postadas são apenas telas do sistema inicializando.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, no caso do Linux são apenas telas de inicialização do sistema. Nenhum erro aí. O problema é que algumas pessoas não conseguem "bater" no Rwindows sem fazer o mesmo com o LINUX (o que está cada dia mais difícil).

    ResponderExcluir
  3. esses adoradores do linux não conseguem adimitir que o linux também da pau... uhauhauhauh
    sim, o Linux estava inicializando, mas se ele estava inicializando é porque deu algum pau.

    ResponderExcluir
  4. Não nescessariamente, Régis.
    Principalmente no congresso/evento de Linux, seria absolutamente normal a exibição do boot para diversos fins.


    Conhecimento é a base do argumento.
    No avião, está inicializando mesmo, pois há a imagem do Tux (o pinguim), e ele só aparece durante o boot, não num terminal de comandos.
    No mercado, é possível que o Lilo está iniciando o kernel.

    Admita, todos os sistemas têm erros, mas o Windows consegue superar qualquer outro. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. o windows eh uma porcaria mesmo...
    bom nao sou muito fan de linux mas deem uma olhada

    http://www.youtube.com/watch?v=h5W_yQqLrjQ

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, eu não falei que o windows não dá erro, pelo contrário, eu sei que ele da erros sim, muito mais do que qualquer outro, só acho engraçado alguns que pensam que o Linux é perfeito... Na realidade, matematicamente falando é impossível fazer um software 0 erros.

    ResponderExcluir
  7. graças a deus q os computadores das aeronaves na cabine de comando sequer usam um sistema operacional by windows ou outra empresa.

    na maioria das vezes são sistemas da Honeywell, que na verdade o nome correto é sistema de avionicos!

    o q aparece la é o sistema de entretenimento de bordo! sistemas e computadores totalmente separados.

    ResponderExcluir
  8. com certeza qualquer sistema operacional esta sujeito a falhas, mas a forma como o nosso querido blogger equiparou, fica para os leigos como se o Linux tivesse um tipo de 'tela azul', so q preta. NAO TEM NADA A VER!! Tela Azul do Windows = PAU. Tela Preta do Linux = Console.realmente, a primeira imagem do Airbus mostra que o sistema nao iniciou completamente, devido a falhas de segmentacao, mas podemos ler muito bem a ultima linha:

    'Pressione ENTER para ativar e usar este console' =)

    resumindo, deu pau, mas NAO TRAVOU.

    a partir do console, vc poderia fixar o problema, enquanto no windows, deu tela azul soh rebootando mesmo.

    no supermecado, A TEMIDA TELA PRETA DE PANICO, nao esta ocorrendo nada mais nada menos que um BOOT, tanto que se pode ver incluive informacoes da bios/hw na maior parte da tela. Se for pra equiparar, seria a mesma coisa que se costumava ver nas versoes antigas do windows: "Iniciando windows 98...". essa tela sim, eu temeria. lol.

    No congresso, posso ver devido a minha familiaridade com linux que realmente ouve um crash, mas pode ter sido muito bem um programa qualquer, nao necessariamente o sistema, ele ira apresentar o mesmo tipo de mensagem. equanto no windows tela azul so se resume em uma coisa: "TRAVOU TUDO, SISTEMA INOPERANTE, SE TINHA ALGO ABERTO SEM SALVAR E NAO ERA DA M$, provavelmente vc perdeu seus dados. REBOOTE. mas dessa vez salve de 5 em 5 mins, pq o sitema pode travar a qualquer momento xD"

    Agora, uma coisa eh fato. 90%, ou mais, das pessoas que usam linux especificamente hj em dia, usaram Windows antes de conhecer o linux.
    Ninguem melhor para criticar uma coisa, senao aquela que usou aquilo, enquanto que, os Windoze Fanboys, que falam mal do linux sequer nunca se deparou com o mesmo.

    Uso windows, e linux, ha varios anos, varios. Uma coisa posso afirmar: Windows 'e bom? __ Sim, qual game vc vai jogar? - Linux eh bom? __ Sim, se vc nao for um gamemaniaco, eh a melhor escolha. MELHOR EM QUE SENTIDO? O assunto debatido eh estabilidade, nao comparacao entre windows e linux. Pra quem nao conhece o linux e duvida do que estou falando, pegue um linux qualquer ai, e instale ele em sua maquina. pegue uma maquina com a mesma conf e instale windows. Agora seguinte. Crie um bat basico que manda abrir 1000 instancias de IE's, e, depois de abertos fechar todos.
    Agora faca o mesmo com o linux, crie um shell script e faca ele abrir 1000 qualquer coisa. Agora a pergunta: as duas maquinas vao travar?. APARENTEMENTE SIM. Se vc tentar fazer algo nas duas maquinas, por exemplo, mexer o mouse, ele nao vai nem mexer devido ao consumo 'total e um pouco mais' do hardware, mas ele recebeu o seu comando. Mas eis a diferenca. No windows vc pode esperar 10 anos sentado ali, que ele vai travar, reza braba nao adianta tamem, em 10 mins se brincar ele TRAVA (travou, ele nao ta pensando mais, so rebootando), enquanto no linux, vc pode sentar e esperar, ele vai parecer que travou, mas ELE NAO TRAVOU, pode demorar 10, 20, 30 anos, mas ele nao travou, ele ainda esta processando, e muito provavelmente vai terminar a tarefa equivalente com sucesso. So um PS para os pessimistas: ja comprovei isso, mas nao nessa escala e nem usando os programas citados.

    Entao pra concluir, eh isso, so queria deixar uma palavra de quem realmente tem experiencia de sobra COM OS DOIS SISTEMAS OPERACIONAIS AQUI CITADOS, e que nenhum sistema operacional se compara a outro. Cada um eh cada um, todos terao suas virtudes e defeitos.
    O que as pessoas tem que entender antes de se comparar, eh a NECESSIDADE DE CADA UM. Com certeza windows encaixa como uma luva pra certas coisas, assim como qualquer sistema operacional. Mas a forma como as pessoas continuam comparando de forma GERAL (Qual eh o melhor?), que eh a estabilidade do sistema, Windows sempre ira tomar pau do linux e isto eh fato.

    Cada um com suas necessidades, e cada um com seus problemas.

    Ah, e uma deixa pros que ficaram mais curiosos a respeito do linux com games.
    Felizmente existe DOOM 3 nativo para o linux, assim como no windows. brinque um pouquinho no win, e depois lnx.

    'Descubra vc mesmo a diferenca e qual o melhor para si.'

    Abracos, maconha@gmail.com

    PS: endereco de mail real, quem quiser trocar mais ideia "tamus ai" hehhe.

    ResponderExcluir
  9. Ja vi isso....

    ResponderExcluir
  10. windows eh infinitamente melhor q linux em td. ja usei os dois e sei como eh. e so da tela da morte no win pra os imbecis q n sabem usar. cmg n da.

    ResponderExcluir
  11. e eu ja vi outros post q tela da morte verdadeiras em lugares publicos. neste post tem mt tela normal de pc processando

    ResponderExcluir
  12. putz o cara nem se deu o trabalho de ler a msg do kernel.

    kernel loading ok = erro

    deita e morre!

    ResponderExcluir