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5 de out. de 2008

Prepare-se para a volta dos LPs, montando o seu sistema analógico!

No mundo inteiro reacende o interesse pelo som analógico, que todos julgavam sepultado pelos aparatos digitais. Passados uns 20 anos, os audiófilos descobrem cada vez mais as deficiências das gravações digitais: baixa fidelidade ao som original, falta de profundidade, pobreza timbrística e estridências desagradáveis aos ouvidos. Nos EUA as fábricas de LPs estão trabalhando a todo vapor para atender as encomendas e no Brasil, há esforços para tentar reabrir a última fábrica que fechou as portas quando a era do som analógico foi declarada oficialmente morta.

Em tempos de Home Theather, MP3, Ipod e Surround 5.1, chegou a hora de você fazer um retorno ao passado indo atrás dos sonhos de consumo “vintage” da era analógica, quando era fashion ter equipamentos separados: toca-discos, amplificador e caixas de som.

Prepare-se, pois em nome da fidelidade sonora, você terá que quebrar o cofrinho e desembolsar milhares de reais, mas qualquer esforço é válido para não ficar fora da nova onda.

Toca-discos de Vinil.
Opção cara: Toca-discos ELPJ com agulha laser – US$ 9.990,00.
Para quem é maníaco audiófilo e tem dinheiro para suportar, a melhor opção atualmente é um toca-discos que não vai desgastar os seus discos, pois ele não tem agulha propriamente e sim um feixe de laser que faz a leitura. Por enquanto é uma “mosca branca” no mercado de áudio mundial, mas se a volta do LP for realmente para valer, é possível que o preço baixe, na medida em que outros fabricantes passem a se interessar pelo segmento.

Opção possível: Toca-discos Technics SL 1200 MK2 – R$ 2.900,00
Um aparelho facilmente encontrável no mercado nacional, tem características altamente recomendáveis para um toca-discos: é direct-drive, prato de alumínio, motor DC sem escovas, regulagem de peso do braço, anti-skating, regulagem manual de velocidade por controle eletrônico, etc.
Para maiores informações técnicas, clique aqui.

Amplificador Valvulado.
Depois que você comprou já definiu o seu toca-discos, é hora de escolher uma peça crucial no sistema de som analógico, o amplificador, de preferência completamente valvulado, para que o ouvido humano possa usufruir a plenitude dos som cheio do LP, acrescido ao aveludamento que a amplificação à válvula confere aos timbres.

Amplificador Fatman ITube 182 com docking station para Ipod – US$ 1.700,00.
Amplificador stereo totalmente integrado, Classe A com 7 válvulas, que perfazem 3 estágios lineares de amplificação e entregam 18 watts de potência RMS por canal. Como todos os amplificadores Fatman, todos os aspectos da reprodução são tratados com incrível acuidade, resultando em sons naturais e precisos que preenchem o ambiente com peso e profundidade.
Segundo o fabricante, o representante no Brasil é a Som Maior.

Caixas Acústicas.
Usher S-520 – R$ 1.799,00
Segundo a propaganda da Loja Altana, estas caixas são ideais para uso com amplificadores valvulados.

Uma opção de caixa de som usada - Tannoy Stirling ST-25 – R$ 9.900,00.
Achei no Mercado Livre estas caixas acústicas dos sonhos, feitas com muita madeira e auto-falantes de 10 polegadas Dual Concentric.

Links Relacionados:
As gravadoras voltam a prensar LPs, é o fenômeno do ressurgimento do vinil.

Os velhos LPs estão voltando?

Vinis podem ressurgir no Brasil através da reativação da única fábrica de Lps da América do Sul, a Polysom.

A PolySom: Esforços Governamentais para sua volta.

14 comentários:

  1. O Technics já seria perfeito para mim, mas eu ainda prefiro aquele modelo antigo, prateado.

    Outro muito bom era aquele modulado da pré-Gradiente, que esqueço o nome agora.

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  2. Tenho o modelo antigo Technics SL-Q03 prateado.
    Um que se tornou lenda da Gradiente foi Garrard, que ela encampou, mas ele era belt-drive.

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  3. "os audiófilos descobrem cada vez mais as deficiências das gravações digitais: baixa fidelidade ao som original, falta de profundidade, pobreza timbrística e estridências desagradáveis aos ouvidos."


    Alguém poderia explicar desde quando um LP é melhor do que um CD?
    Quando eu era criança, o que eu mais ouvia nos LPs eram chiados, som abafado, estalos e por muitas vezes a agulha ficava repetindo um trecho da música.
    Não entendo agora dizerem que querem a volta dos discos. Me parece loucura.

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  4. Não se aflijam, isso passa logo.

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  5. Por esse preco, vou vender meu passa disco antigo. Um National de 1970. huahaua. Tava encostado aqui. Revisao nele...

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  6. O Som do LP pode ter chiados e cliques, mas é mais cheio, quente e rico em timbres.
    O som digital - lossless data compression - é limpo, mas frio, fraco e pobre em fidelidade.
    Imagina porque o CD nunca foi classificado dentro das especificações do High Fidelity?
    Por causa das perdas na conversão A/D, D/A.
    Já o LP preserva muito mais o som original dos instrumentos e o peso, tanto que muitos roqueiros não vendem seus LPs por nada deste mundo.

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  7. Na verdade o comércio do vinil nunca deixou de existir. Discos clássicos são muito procurados pelo fato de serem melhores que o disco compacto. O cd limita a frequência das ondas sonoras, tornando a reprodução um tanto pobre.

    Na Europa, quando a "onda" no mundo era ter apenas CD, as músicas extras de uma gravação vinham apenas em vinís. Tática esta utilizada de maneira inversa quando o cd estava sendo implantado no mercado audiofônico.

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  8. "Alguém poderia explicar desde quando um LP é melhor do que um CD?
    Quando eu era criança, o que eu mais ouvia nos LPs eram chiados, som abafado, estalos e por muitas vezes a agulha ficava repetindo um trecho da música. Não entendo agora dizerem que querem a volta dos discos. Me parece loucura."

    Nobre colega, pelo seu comentário você só ouviu LPs ruins e mau cuidados em vitrolas ruins. Seria o equivalente a você andar em um carro velho, todo esbagaçado e dizer que odeia carros. Procure ouvir bons LPs em bons toca-discos e depois me diga o que achou.

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  9. "O Som do LP pode ter chiados e cliques, mas é mais cheio, quente e rico em timbres."

    isaias, os LPs audiófilos importados não possuem chiados, cliques. Enfim não apresentam ruído algum de fundo.
    Os Garrard eram em sua maioria tracionados por polia, o que não é inconveniente, já que existem excelentes toca-discos de polia, como o Garrard Zero 100. O importante é o projeto e construção do sistema de tração, seja ele qual for. Enfim, não existe um sistema de tração melhor que outro.

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  10. Quem fala que LP chia nunca teve equipamento bom, só equipamento de plástico, nunca soube que LP se lava, nunca soube como tratá-los e imagine, nunca soube na sua vida o que é fazer um VTA num direct-drive de primeira. A cultura tecnológica é como um farol para os cegos.

    E mais: Não sabe que CD é uma cópia do LP, pois CD é cópia de analógico, justamente o que o LP é, uma mídia analógica onde o sinal está inteiro, sem amostragens, vale dizer, sem "fatiamentos" no sinal. Cópia nunca será melhor que o original. E aliás, o LP sempre acrescenta, o CD sempre tira. Dê uma olhadinha em http://vinilnaveia.blogspot.com ABRAÇOS!

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  11. Gente, é verdade que os Lps tinham essas vantagens citadas nos outros comentarios, mas é óbvio que já há tecnologia digital que supera o analógico, nós só não temos acesso por um motivo simples: retornar ao analógico, apesar de um retrocesso, é o sonho de toda a indústria musical, já que piratear Lps não é tão fácil quanto piratear Cds. A indústria só percebeu que o digital era um tiro no pé tarde demais. O analógico vai permanecer no nicho das pessoas que conseguem perceber a diferença sonora, e isso é a minoria. Pelo menos até termos acesso ao digital de alta fidelidade.

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  12. Pena que a indústria fonográfico tenha perdido o bonde da história. Atualmente, a única mídia que eu compraria com prazer é disco ótico de áudio gravado analogicamente. Não acredito que um dia o som digital atinja o padrão Hi-Fi.

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  13. O Digital é para a maioria das pessoas que não possuem condições financeiras. Elas compram um mini system no supermercado e escutam seus cd(s) e mp3. Essas pessoas na época do analógico não tinham dinheiro para comprar equipamentos hi-fi. Quando muito tinham 3 em 1 ou vitrolinha de plástico, e o som era horrível. O analógico LP, fita cassete, rolo etc. é para quem tem dinheiro, pois os equipamentos custam caro. Continuarão restrito a poucos. O povão vai continuar no digital, pois é a qualidade que o bolso deles pode adquirir.

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