Páginas

Pesquisar

27 de jul. de 2008

Os velhos LPs estão voltando?

Em tempos de celular com mp3 e Ipods, pode o velho bolachão de vinil voltar ao mercado? Alguns indícios apontam para isto, provocados principalmente pela sensibilidade auditiva de certos audiófilos que notam a diferença entre a música gravada em meio analógico e digital.

Meu Toca-Discos Technics direct drive SL-Q03
Desde 1997 tenho o meu toca-discos de discos de vinil da marca Technics, herdado de uma parenta, que tem o sistema direct drive com controle de velocidade automático a quartz, modelo SL-Q03. Tal sistema dispensa o uso de correias, pelo fato do motor estar montado na base do prato. Então não há transmissão de espécie alguma, o eixo do prato é o próprio eixo do motor a girar.

Alguns anos atrás, descobri na minha cidade, Bento Gonçalves, as últimas três agulhas novas e originais do meu toca-discos-de-vinil. Comprei-as como se tivesse comprado o último pássaro Dodô do mundo.

Voltando a comprar Agulhas.
Passaram-se os anos e numa recente visita a Porto Alegre, percebi que está mudando no mercado dos antigos bolachões. Só por curiosidade entrei na famosa loja de eletroeletrônicos Severo Roth, que tem mais de 50.000 itens no se portfólio... inclusive agulhas dos velhos toca-discos de décadas passadas! Ao perguntar ao vendedor sobre a disponibilidade da minha agulha elíptica de diamante, código do modelo EPS-270 SD, ele respondeu que só levando a agulha, porque eu não tinha o código naquele momento.

Quando eu estava saindo, o vendedor exclamou profeticamente: “Os velhos LPs estão voltando”. Fiquei curioso para saber mais detalhes e ele respondeu que aumentou a procura por agulhas e peças para toca-discos. O próprio mercado fonográfico de música analógica, de olho nesta nova onda, está apresentado novidades: ao invés do toca-discos baseado em agulha, uma empresa, a japonesa ELP, está vendendo no mercado lá fora um toca-discos que substituiu a ponta de contato mecânico por um feixe de laser e batizou o novo produto de Laser Turntable. Ou seja, os audiófilos que tem um carinho mais do que especial por suas relíquias, podem agora curtir seus LPs sem provocar o desgaste por atrito causado pelas tradicionais agulhas.
De acordo com a matéria “A volta do vinil na era do MP3: venda de LPs e toca-discos crescem”, aquilo que era considerado um mercado em extinção, está renascendo das cinzas.

Minha prateleira repleta de LPs, com duas coleções da Abril completas!

Por que a opção pelo analógico e não o digital?
A resposta é muito simples, assim como eu, muitos audiófilos percebem a diferença timbrística entre gravações analógicas e digitais, principalmente na estridência da música digital causada pelo efeito serrilhamento de onda, inerente ao processamento digital, que não consegue ser eliminado pelas sucessivas filtragens de oversampling dos CDs-Players. Assim, um som produzido e gravado analogicamente preserva a mais alta fidelidade ao som que foi originalmente tocado.

Ouvido absoluto para a fidelidade = consumidor avesso a pirataria.
As pessoas dotadas de ouvido absoluto para a diferenciação de timbres, matizes e reconhecimento de distorções harmônicas – responsáveis pela estridência das gravações digitais – são clientes em potencial do mercado quase extinto das gravações analógicas.
Burros são os músicos e gravadoras que não estão se dando conta deste “revival”, pois os consumidores de gravações analógica são clientes fidelíssimos e jamais aceitam cópias piratas. Por outro lado, o processo de cópia de mídias analógicas é muito mais oneroso do que a multiplicação do formato digital.

Long Play, Analógico, digital, fidelidade, toca-discos, Laser Turntable

15 comentários:

  1. sem duvida o analogico e bem melhor ao ouvido que o digital,os lps podem ser ruidosos etc etc mas conteem mais informaçoes que um cd o digital tem o 1 o1 oo11 nao tem intermedios .a frequençias gravadas no vinil que nunca vao ser no cd .ja ouviram uma orchertra a tocar todos em linha a frente do palco ?? nao mas no vinil tem essa sençaçao de profundesa que nao tem o cd etc etc e sem falar do bom amplificador a valvulas ........

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tenho um toca disco igual ao seu. Só para base de comparação:

    -Quanto pagou? (Ou quanto vale hoje em dia?)
    -As agulhas hoje são fáceis de encontrar?
    -Seu toca discos já deu problema no motor?

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Não comprei, herdei de uma tia. Acredito que o preço de um usado destes está por volta de 500 reais, já que o novo saí por 900 no Mercado Livre.
    Tem um link no post do Severo Roth que tem agulhas. No Mercado Livre tem vários fornecedores de agulha.
    Não, o meu toca-discos nunca deu problema com o motor.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus que conservei meu TD Gradiente TD 2900, e ainda por cima
    ganhei um Polyvox TD 3900. realmente nada substituiu o Vinil a altura!!!

    ResponderExcluir
  5. "...Laser Turntable. Ou seja, os audiófilos que tem um carinho mais do que especial por suas relíquias, podem agora curtir seus LPs sem provocar o desgaste por atrito causado pelas tradicionais agulhas."

    Isais, a agulha só desgasta o LP em condições adversas. Ou seja, toca-discos ruins ou mau regulados, agulha gasta, LPs sujos ou empoeirados, etc.
    Em "condições normais" não ocorre desgaste dos microsulcos.
    O ELP, toca-discos por leitura a laser, não "vingou" pois a qualidade sonora do mesmo é inferior aos tradicionais e bons toca-discos.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Td bem? Gostaria de saber se ainda encontro um toca disco da marca technic, para comprar, vc saberia me informar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Existem vários modelos usados na Internet em sites de leilão:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-132940284-toca-discos-technics-1400-mkii-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131052522-toca-disco-technics-sl-1200-mk2-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133293164-toca-disco-technics-sl-2000-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-127199232-toca-discos-technics-cpitch-mod-sl-1300-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128496138-pick-up-toca-disco-tangencional-technics-sl-20-automatico-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-132888303-toca-discos-technics-sl-23-_JM

    ResponderExcluir
  8. eu tmbm tenho uma technics modelo sl-q2 e mais de 600 lps e nao abro mão da minha e estou comprando outra .

    ResponderExcluir
  9. Tenho um tocadiscos Technics SL-Q03 e gostaria de vendê-lo; alguém tem ideia do preço de mercado? Embora usado, funciona perfeitamente e está em bom estado. Valeu pela ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Beatriz, você pode ter uma ideia de preços no Mercado Livre http://eletronicos.mercadolivre.com.br/audio-profissional-djs/toca-discos e inclusive vender o seu num site de leilões online.

    ResponderExcluir
  11. Meu toca disco também é um Technics SL-Q2 que erdei da minha tia . Já fui DJ trabalhando nas SL-1200 mk2. Mesmo hoje não tenho nenhum CD. Só disco de vinil. Semana passada encontrei 2 ultimas agulhas no museu do disco , loja aqui em minha cidade em Juíz de Fora MG.
    Estou muito feliz de ter encontrado tal agulha.Abraços a todos os amantes do vinil.
    Helvecio Neto.
    pecas@taishanchery.com.br

    ResponderExcluir
  12. Você teria o manual de instruções da technics sl q2 para me vender ?? Pode ser uma cópia mesmo . Abraço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho do SL-Q03. Posso escanear e disponibilizar no post se tiver interesse.

      Excluir
  13. Amigo, acebei de erdar um technics Sl Q03 só sei ligar gostaria de algumas dicas ou se vc puder me enviar o manual obrigado. ecornea68@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. olá amigo, recentemente comprei um technics Sl-Q03, se possível vc teria como enviar uma cópia do manual, meu email é luzrhn@hotmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir