Páginas

Pesquisar

27 de mar. de 2009

As 5 maiores personalidades POP do século XX.

O século onde a massificação foi inventada, alguns personagens se tornaram icônicos e resistiram à transitoriedade de objetos descartáveis. Hoje, estas figuras adornam objetos de consumo e se tornaram símbolos perenes de uma era caracterizada pela extrema carência de bens duráveis.

Andy Warhol.
Andy Warhol
O criador da POP Arte merece um lugar na lista dos POP mais. Além de ter criado as figura POP conhecidíssimas, ele erigiu a sua imagem de acordo com sua obra.

Marilyn Monroe.
Marilyn Monroe
A obra prima saída da inspiração industrial de Andy Warhol foi a atriz americana Marilyn que, extrapolando em muito os seus limitados dotes artísticos, se tornou a figura mais emblemática da POP Arte de todos os tempos.

Che Guevara.
Che Guevara
Além do seu papel social como guerrilheiro em prol das idéias marxistas, Che se transformou sob as mãos de Warhol em ícone decorativo de bolsas, camisetas, bonés, pixações, móveis, carros, etc. Assim, um homem que lutou contra o sistema, foi totalmente absorvido por ele e, ironicamente, se tornou num dos seus produtos mais vendáveis.

O Papa é Pop.
O Papa é POP
A ilustração do Álbum da banda Engenheiros do Havaí lançado em 1990 sintetiza o simbolismo da figura do Papa João Paulo II, o papa mais POP da história da igreja católica.

Dalai Lama.
Dalai Lama
O líder espiritual, além do Papa POP, mais POP do século XX é sem dúvida o Dalai que peregrina pelo mundo há décadas levando uma mensagem de paz. O passo-a-passo da pintura do mural Free Tibet vale mais do que mil palavras.

Link relacionado:
De que modo a arte contemporânea se relaciona com o público?

5 comentários:

  1. Michael Jackson cadê?

    ResponderExcluir
  2. Nem o Michael e nem a Coca-Cola, esta com muito mais injustiça não foi escolhida. Escolhi as figuras com o critério de inspiradoras da arte Pop e o Michael Jackson foi bem mais um cantor Pop do que um inspirador de manifestações Pop. Já a Coca-Cola, o papo é tão diferente, que ela merce um post especial.

    ResponderExcluir
  3. eu acho super legal

    ResponderExcluir
  4. adorei esse site mas acho que devias por mais personagens..

    ResponderExcluir