Páginas

Pesquisar

6 de mar. de 2009

Decadente aos 16 anos: desabafo de um jogador viciado em World of Warcraft.

Mesmo depois da divulgação da pesquisa associando os efeitos do jogo World of Warcraft (WOW) ao consumo de Crack, tudo permanece como era “dantes no quartel de abrantes” para os jogadores. Isto porque as informações referentes aos malefícios causados pelos jogos online podem ser interpretadas como perseguição de adultos mal intencionados.


O gatilho deste novo tipo de drogadição é que por traz de cada viciado se esconde a tragédia familiar da omissão dos pais acrescida da necessidade imperiosa de auto-afirmação diante de um mundo hostil.

Em face da desconfiança adolescente diante dos adultos castradores e mal intencionados, o grande estardalhaço provocado na mídia alertando sobre o perigo da compulsão por jogos, pode ser interpretado como mera lenga-lenga. Talvez, a voz com mais chance de ser ouvida seja a dos próprios adolescentes que enfrentam o problema: depois de 3 ou 4 anos jogando intensamente, eles já são “veteranos” em plena decadência performática no jogo, já que os reflexos da meninada nova e viciadinha vem com tudo derrubando o mito dos matusaléns do WOW. Então, nada melhor do que a voz de um dos veteranos, escrita originalmente num péssimo português e vertida para a língua geral afim de facilitar a inteligibilidade.
WOW addiction

“Sou um viciado em World of Warcraft e tenho Character 70. (pontuação altíssima na hierarquia do WOW) Sei o que é ficar 16 horas jogando e sei o que é ficar sem dormir até o dia clarear, para então ir para a escola exausto, mas aliviado. Já fui muito além das 16 horas diárias, mas como para tudo existem motivos, os meus foram constantes conflitos familiares e derrotas na vida.

Posso dizer com todas as letras que não tenho vida social e não estou nem aí para depressão, ódio, solidão, etc., tudo em nome do WOW, que é a minha segunda vida, uma nova chance de ser alguém que nunca serei (no mundo real). É a chance de fazer bonito, de fazer direito, que me dá forças para continuar neste mundo, que talvez nunca vá mudar. Talvez hoje, talvez amanhã eu venha a morrer de exaustão. No mundo real os seus órgãos internos não param e o WOW é como o mundo real, onde se você parar está morto.

Só me arrependo de ter deixado tudo do mundo real para traz, em favor da minha “burning crusade”. (Uma expansão de extremo sucesso para o universo WOW lançada em 2007) Analisem e pensem bem antes de mudar de estratégia de vida. Para aqueles que como eu querem ter uma chance de fazer bonito e direito, vejam que depois de três anos neste caminho, já estou decadente.

Jogo desde os 13 anos e confesso que não aguento mais, porém não posso mais viver no estado de coma do mundo real, pois o WOW é um refúgio para muitos de nós jogadores. Meu nome é Marcus e só estou escrevendo este depoimento por que o meu servidor está off-line. Espero que as minhas palavras possam contribuir para mudar isto.”

Comentário original publicado por um leitor do Blog Ciência e Psicologia.

18 comentários:

  1. Esse vício em jogos só acontece com quem tem problemas com os pais e com o meio social. Eu já joguei WOW e nunca me viciei. O problema do vício varia de pessoa para pessoa.
    Ótimo post, estava esperando a horas algo sobre World of Warcraft.

    ResponderExcluir
  2. Só me esta faltado agora algum jogador mandar um texto relatando os benefícios que trazidos pelo WOW. Ele não dever ser apenas uma coisa do diabo, digo da Blizzard.

    ResponderExcluir
  3. Caracas, desliga a internet do muleque, manda ele estudar... isto é o papel dos pais, com certeza se eles não tomam conta e impõem limites acontece isto. É igual cachorro, pode ver o Encantador de Cães na TV a Cabo... O Cão toma conta do dono!!! É isso que o muleque ta fazendo... Falta família nessa hora para dar um basta!!!

    ResponderExcluir
  4. Pqp acho que não se pode fazer de casos isolados uma regra geral , trabalho com informatica a mais de 20 anos jogo on line desde a época dos bbs com linha discada em moden de 12kpbs joguei lineage2 durante 5 anos , jogo wow a 2 e nem por isso deixo de ter vida social , vou a baladas vou a praia sempre que posso , vida quase normal , por sinal é até uma forma de ser ter o que se fazer numa cidade de interior como a que eu moro onde só se tem praia como diversão e nada mais.
    Ninguem tem culpa se ser NERD "ta na moda" e tem debio mentais que acham que ser passar a semana todo jogando wow vai poder dizer que é nerd pq sabe falar na lingua dos "gamers".

    ResponderExcluir
  5. Porrada nesse muleque!

    ResponderExcluir
  6. AHUHEUAHE UA mano...
    os mlk fica viciado pq nao tem nada melhor pra vc...qdo conhece uma bucetinha, um esporte,um trampo loko pra aha grana e tals os cara para...
    jogo de 6 horas de wow por dia...trabalho de man ha,es tudo a tarde,vejo minha namorada..só os looser se afunda nisso =D

    ResponderExcluir
  7. Poxa o maximo que fiquei jogando seguido , foi o fifa 11 por 3 horas lol 36 horas é tenso!!!

    ResponderExcluir
  8. Acho q vc precisa estudar pela manha tbm, seu português está um lixo..

    ResponderExcluir
  9. Jogo a 4 anos, umas 10 horas por dia e até hj não sou viciado, esse negócio de vicio é bobagem.

    ResponderExcluir
  10. Jogo a 4 anos, umas 10 horas por dia e até hj não sou viciado, esse negócio de vicio é bobagem.

    KKK,tu joga 10 horas por dia e não é viciado??caraio!!!

    Eu jogo 1 hora de combat arms e to sentindo calor dentro de mim tenho que dar uma volta,imagina 16 horas....

    ResponderExcluir
  11. Este problema só acontece com quem tem mente fraca,eu jogo ragnarok/dofus desde os 9 anos e nunca passei das 6horas diárias,ou nunca deixei de encontrar-me com meus amigos por conta de um jogo.

    ResponderExcluir
  12. LOL.

    realmente....
    não sei como materias assim atraem publico. (vem ca qual era a emissora de tv q colocou isso no ar?)
    vir a culpar os Criadores dos Jogos, (assim como fizeram com o RPG aki no Brasil), não vai resolver o problema do seu filho fikar 20horas na frente do PC.Isso serve só para promover alguns e "encher linguiça" na TV e Internet.

    Wtf, LFM in the Raid 4 Silence this.

    Wtf-> comparar WOW com seus 12 milhões de players com CA eh covardia, CA depois de vc matar o cara q vem vuando com rack e ele te acusar de você o player bonzinho estar com hack eh pra caba.
    (CA sim eh violento, assim como CS e outros FPS famosos).


    Ai vem DIABLO 3 vamos ver de que vaum chamar.
    Jogo do capeta vai ser elogio. LOL.

    Gratz a Correção do blog q fez milagres com esse texto.

    ResponderExcluir
  13. Velho, bando de gordo nerd postando, um pior que outro, cheios de dizer que não jogam, ou que jogam "x" horas por dia, o primeiro sintoma do vicio e não admitir o mesmo (y). Jogos online viciam! FATO, jogador casual não joga online, jogadores casuais jogam consoles, games offline e etc, quem joga on tem o perfil HARDCORE mesmo, joga freneticamente, horas e horas, não existe jogo online onde voce nao assuma um compromisso com o game, como disse nosso amigo "viciado", apartir do momento que voce evolui e descobre como é bom ser "forte", voce so quer ser mais e mais forte, ter mais itens, ser mais famoso, ter mais pvps..
    Jogo online é pior que droga.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. e verdade esse jogo só avisea quem tem problemas com a familia ou com os amigos que não consegue ser nada no mundo real mais la tem como ser augo vc pode ser forte e muito adimiado pelos outros player ao contrario do mundo real que vc só pega chincada dos outros então já que não tem nada pra fazer e jogar o wow lol eu passo as vezes 24 horas e pq to com 1 ano apenas jogando meu nome e diego e quem concorda ai com migo add ai no msn acreano.orkut@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. anonimo ..
    jogo wow a 4 anos e sou viciado melhor ser viciado em um jogo doq nas drogas

    ResponderExcluir
  16. Não há muita diferença entre viciado em drogas e viciado em jogos, já que ambos vícios estimulam os mesmos centros de prazer do cérebro, contudo, considero também que dentre os dois, o vício das drogas produz consequências irreversíveis.

    ResponderExcluir
  17. q papo é este kara se ta falando q um vicio de jogo tras o msm prazer ao cerebro q as drogas
    iso é fora do comum

    ResponderExcluir
  18. confesso, Sou viciado no WOW, mais tenho faculdade, tenho um bom emprego, com um ótimo salário, uma namorada linda..
    sou um viciado, e msmo assim tenho muito mais coisas do que mts que estão aqui criticando..
    \o/

    ResponderExcluir