Páginas

Pesquisar

24 de mar. de 2009

Simetria é para os fracos: carros assimétricos que tiram o fôlego.

Carros assimétricos são projetos destinados a atender extremos, ou a necessidade funcional dos utilitários orientais, ou dar asas à criatividade de projetistas ávidos pelo brilho dos Salões Internacionais, ou o arrojo de alguns carrões de competição, como este Audi Le Mans.
Audi le Mans

Mas ninguém pense que a assimetria passa se vulgarizar a tal ponto de ganhar as ruas, pois desde a década de 60 ela se mantém confinada a nichos específicos de gente com plasticidade conceitual suficiente para superar a estranheza do olhar. Os demais mortais vão continuar se contentando/exigindo automóveis totalmente coadunantes com os cânones da simetria.

Nissan Bevel - 2009.
O Bevel foi desenhado com objetivo de atender o “herói do dia-a-dia” – o cara solidário que adora ajudar os vizinhos, amigos e membros da comunidade. Mesmo que seja um conceito encontrável mais amiúde na sociedade japonesa, aqui ele ainda é um sentimento raro.
Nissan Bevel

Fiat Phylla movido a energia solar - 2008.
A resposta da Fiat ao problema das emissões globais, apesar de não ter saído ainda do papel, é um belo carrinho assimétrico que poderia frequentar a garagem de quem, além de querer contribuir para o planeta emitindo zero de carbono, gosta também das zero emissões de gastos com combustíveis fósseis.
Fiat Phylla

Chrysler Plymouth XNR - 1960.
O carro assimétrico mais lindo de todos os tempos é praticamente um Batmóvel! Yes!
Ford Plymouth XNR

Nissan Denki Cube elétrico - 2009.
Finalmente os japoneses estão criando coragem de tirar estes estranhos cubos das ruas do Japão e lançar na América, onde o Denki será lançado em 2009. Aparentemente, o Cube é o carro mais feio de todos os tempos, mas quem o experimentou afirma que ele consegue ser 130% funcional e utilitário. O design é apenas um detalhe...
Nissan Denki Cube

BMW Mille Miglia - 2006.
Este fascinante carro-conceito superesportivo alemão manifesta totalmente a sua assimetria principalmente na traseira e no capô.
BMW Mille Miglia

5 comentários:

  1. greencar é o lindinho da mamãe.

    ResponderExcluir
  2. o cube é um carro legal...mas esse da foto ta meio esquisito..

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção: O Plymouth XNR é um Chrysler, não um Ford. Foi feito a partir de um Plymouth Valiant (o carro compacto da Chrysler), pelo grande Virgil Exner.

    ResponderExcluir
  4. ?????
    O Plymouth é lindo e o Cube é feio?
    ... vai entender...

    ResponderExcluir
  5. é, acho q inverteram o bom gosto pelo mal. q plymouth feio!

    ResponderExcluir