Páginas

Pesquisar

10 de mar. de 2009

Torne-se um gerador de micro-conteúdo entendendo os limites do Twitter.

Mesmo que você não seja o INRI-Cristo, deveria desejar ter milhares de seguidores. Mesmo que deseje, saiba que no Twitter não basta você ser interessante para arregimentar muitos seguidores, pois além de produzir bom conteúdo, você deve seguir muitas pessoas interessantes.

Vejamos dois cenários possíveis:
A visão do usuário comum - está certo, todo mundo já encheu o seu saco para abrir uma conta no Twitter e, de raiva você abre. Há milhares de contas vazias sem que o proprietário se digne a postar um único “Olá”. Isto porque a rede social que mais cresce no planeta tem algumas complicações adicionais que baratinam o marinheiro de primeira viagem.

A visão do prestador de serviços via Web – você tem Blog, página Web, e-commerce, etc., e para não ficar fora da moda, abriu seu perfil no Twitter, mas a sua conta está lá abandonada com ½ dúzia de seguidores e decorada com aquele terrível avatar padrão do Twitter – sinto muito, mas você está provando que ainda não entendeu os novos paradigmas das redes sociais multi-plataforma.

Os limites impostos pela falta entendimento.
A primeira dificuldade a assombrar os novatos é tentar decifrar bixos-de-sete cabeças tais como Follower, update, Unfollow, seguidor, block, microblogging, tag, reply, mensagem direta, retwitt, etc. Adicionalmente a isto, para quem já tem experiência na área de Blogs, é difícil entender as limitações impostas pelo Twitter, que a princípio são verdadeiras tenazes a impedir o livre curso da criatividade.

Vamos comer o elefante por partes; é preciso conhecer cada um destes limites, que na realidade são dispositivos de segurança criados para a auto-proteção do sistema.

Tamanho máximo da mensagem: 140 caracteres.
A coisa mais embasbacante para o newbie é aceitar o famoso tamanho máximo de 140 caracteres por mensagem. Por que algo tão pequeno? O intuito por trás deste número é estender o uso do Twitter para além do computador/Web clássica. Num mundo cada vez mais dominado pela integração entre múltiplos dispositivos de comunicação, desde os jurássicos PCs até os gadges portáteis, é preciso pensar num formato diferente de rede social.

Ora, os celulares que operam com torpedos SMS tem a limitação de 160 caracteres e os telefones mais avançados tecnologicamente, que permitem navegação plena na Internet, são equipados com telas minúsculas. Assim, o Twitter adotou o limite de 140 caracteres para tornar mais confortável a leitura em uma tela pequena, pois acima deste limite, haveria a necessidade de paginação.

Não obstante, você pode quebrar a barreira dos 140 caracteres recorrendo a alguns truques abordados na Internet que enganam as limitações, tais como desligando o Javascript que o sistema utiliza, transformando o Twitter num Super Twitter com capacidade para postar updates de 250 ao máximo de 255 caracteres.

Mas ao optar por este tipo de heterodoxia, saiba que os seus updates perdem a compatibilidade com os dispositivos móveis baseados em SMS e, de brinde, corre o risco de receber punições dos administradores do Twitter.

Número máximo de Seguidos: 2000 (Following_me).
Na primeira coluna da interface do Twitter aparece um número com a inscrição acima “Following_me”(Seguidos). Este campo mostra o número de perfis que você segue. Uma das grandes preocupações de Twitter é desencorajar gente mal intecionada que usa as redes sociais para espalhar SPAMs e disseminar vírus. Ora, quando um blogueiro entra no negócio e descobre a potencialidade do micro-blogging como ferramenta complementar ao ofício de blogar, ele sai desesperadamente em busca do seu público. Para tanto, ele descobre que tem que se expor no mercado, tem que seguir o maior número de pessoas possível para que o seu perfil se torne conhecido e consiga aumentar o seu número de Followers.

Mas, há um problema, este é o mesmo comportamento manifestado pelos Spammers, que arregimentam a maior quantidade de perfis possível para espalhar as suas pragas pestilentas. Então, sabiamente o Twitter limita em 2000 o número de perfis que o usuário novato pode seguir. Não importa o que você faça, quando atingir este número, o sistema bloqueia as novas adesões.

A página de Help de Twitter não fala explicitamente em tal quantidade, mas em “balanceamento” entre seguidos e seguidores. Isto quer dizer que para superar a barreira de 2000 Seguidos, você vai ter que aumentar o seu número de Seguidores até aproximadamente 2/3 de 2000, que significa que você terá que conquistar ao redor de 1400 a 1500 seguidores para ter o direito de seguir mais de 2000 perfis.

A única maneira de contornar esta limitação é dar Unfollow nos Seguidos mais velhos que ainda não te seguiram e fazer a fila andar abrindo novas vagas na lista. Porém, não invente de dar Unfollow naqueles que te seguem, porque senão você cai no dilema de Deus dar com uma mão e o Diabo tirar com a outra.

Número máximo de mensagens: 1000 updates por dia.
Caso você se torne um grande viciado em Twitter, vai descobrir que o seu número de updates por dia (contando todas as plataformas (web, telefone, clientes API, etc.) não poderá ultrapassar 1.000. Este é um dos mecanismos criados contra os spammers e disseminadores de vírus, que costumam enviar milhões de mensagens por dia.

Número máximo de Mensagens Diretas: 1000 por dia.
Além da limitação das Mensagens Diretas de só poderem ser mandadas para seguidores, elas também obedecem ao limite diário de 1000. É o recurso preferencial dos spammers, já que as mensagens diretas não se perdem no burburinho dos updates gerais.

Número máximo de aquisições via programas Cliente: 100 requisições API por hora.
Quando você usa algum programa Cliente de Twitter, este é o número máximo de updates que ele pode resgatar/exibir por hora. O Twitter foi recentemente obrigado a estabelecer esta limitação porque os usuários pesados passaram a usar simultaneamente vários Clientes, TweetDeck, Twhirl, Twitteriffic, etc., o que derruba os servidores, resultando no efeito indesejável que os usuários chamam de “baleiar”.

Quem pode se interessar pelos limites do Twitter?
Certamente não aos usuários comuns, uma vez que eles usam o serviço de maneira módica, com algumas dezenas de Seguidores e Seguidos. A coisa muda de figura para quem oferece serviços via Web e compreendeu a possibilidade sensacional de atuar numa rede social mundial que sincretiza todas as plataformas de comunicação existentes no mundo. Par eles, os limites do Twitter são um problema.

Para o blogueiro que vence suas barreiras mentais e compreende que ao invés de seguir apenas meia dúzia gatos pingados, deveria estar seguindo milhares de perfis para provocar o efeito multiplicador, os limites passam a ser uma dificuldade que deve ser contornada. Como sempre, os gringos foram os primeiros a compreender as potencialidades do micro-blogging e a investir todas os seus esforços nesta direção. No Twitter não basta você ser interessante para arrumar milhares de seguidores, além de produzir bom conteúdo, você deve seguir muitas pessoas interessantes.

Eu me divirto com as críticas que os blogueiros fazem aos seus seguidores, quando argumentam que a miguxada importada do Orkut está aterrissando no micro-blogging. Será que é demais compreender que esta gente são consumidores potenciais do nosso produto? A distância entre os formatos do Orkut e do Twitter pode ser medida em anos-luz, portanto, considero improvável a transformação/pioramento do Twitter em Orkut.

À parte as discussões sobre a qualidade da “produção literária” dos usuários do Twitter, ninguém pode negar que em época de minimalismo e integração de mídias, é fundamental entender a abrangência das mídias multiplataforma, cujo domínio está se tornando a condição sine qua non para a vendagem de qualquer peixe tecnológico.

Os limites do Twitter: Following and Update Limits.

7 comentários:

  1. Parabéns pelos posts sobre twitter bastante interessante e me tirou algumas dúvidas sobre o twitter, valeu.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu post, realmente a idéia de que o twitter seja um termômetro é real, acreditamos que para um bom blogueio, essa é uma ferramenta incrível, e para profissonais web, também. Forte abraço.

    William Douglas - SEO - pubwebtv.com

    ResponderExcluir
  3. William, tenho conseguido resultados crescentes com o Twitter que deixam vislumbrar o quanto não entendemos esta ferramenta.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 1750 followers e meu limite no twitter continua a ser 2001 following =S

    ResponderExcluir
  5. Diego, a diferença ainda está muito grande. O Twitter costuma liberar mais espaços quando o número estiver próximo aos 1900. Por enquanto, você pode ir se livrando do lixo: perfis famosos que não seguem ninguém e dos fantasmas, que não atualizam há mais 1 mês a sua timeline.

    ResponderExcluir
  6. sim,mas como faço para sair da suspenção? Ja que comecei a seguir muitas pessoas,e fiquei suspenso?

    ResponderExcluir
  7. O Twitter monitora movimentações excessivas. Provavelmente, a sua vida ficará mais fácil se você abrir outra conta.

    ResponderExcluir