Páginas

Pesquisar

4 de mar. de 2009

Windows Fail! A Ironia do Destino é que o Computador Microsoft só roda Linux!

Hoje fui procurar uma resposta para uma pergunta intrigante: existe um computador Microsoft? E a resposta que encontrei: sim existe, é o console de jogos XBOX 360 lançado pela Microsoft, que tem quase todo o hardware de um computador normal. No YouTube abundam exemplos de Xbox 360 modificados para funcionarem como um laptop, ou desktop portátil.

O mais surpreendente não é conseguir transformar o PC num computador, mas sim a inteira e absoluta incompatibilidade deste novíssimo “Computador Microsoft” com o Sistema Operacional a própria Microsoft fabrica. Veja o vídeo do carinha rodando Linux Unbutu no Mod do Xbox 360 (Xbox modificado).

Algumas burradas das grandes empresas de alta tecnologia se tornaram lendárias:

- A IBM por ter desdenhado o crescimento da computação pessoal e ter aberto a arquitetura do PC a qualquer empresa que quisesse fabricar clones e por isto perdeu bilhões de dólares. No entanto, quem ganhou com isto foi o usuário que ganhou um imenso parque de máquinas compatíveis entre si.

- A Apple por ter fechado excessivamente a arquitetura da sua base de hardware, tendo por isto permanecido confinada a um mercado de nicho;

- A Microsoft por ter inventado as horríveis APIs, que geraram o pesadelo da incompatibilidade, que atingiu seu ápice no Windows Vista.

Imaginemos que a Microsoft tivesse lançando o primeiro Xbox compatível com o Windows. Hoje o panorama da computação pessoal seria outro, pois os usuários de jogos teriam tudo o que necessitam numa só caixa: computador, central de multimídia, acesso à internet, jogos de última geração, ou seja, uma solução completa de entretenimento.

Mas, a empresa de Redmond preferiu fabricar uma “caixa de jogos” baseada no processador PowerPC de três núcleos da IBM (arquitetura RISC). Isto significa que o Xbox jamais vai rodar sistemas operacionais baseados em instruções dirigidas para a família x86 processadores (Intel), o padrão dominante no mundo do PC.

Quem achava que um Mod de Xbox 360 poderia rodar o Sistema Operacional da Apple, pensando que os seus SO’s são escritos para a plataforma PowerPc, está redondamente enganado! Recentemente a Apple se arrependeu do erro de estratégia e resolveu migrar os seus SO’s para a plataforma Intel x86.

A grande ironia do destino é que somente o Linux pode rodar num “Computador Microsoft” (Mod do Xbox 360) baseado em arquitetura RISC, por ser um SO nativamente multiplataforma. Assim, o grande desafeto da Microsoft é o único capaz de quebrar a incompatibilidade nativa da própria Microsoft. Chega ser hilário!

Tutorial para transformar o Xbox 360 num computador.
Prepare as suas ferramentas, porque aí vão os Ingredientes: console Xbox 360, módulo, WiFi, placa de conexão com monitor LCD, Monitor LCD wide screen, teclado USB, ferro de solda, desoldador, fios, chave de fenda, tesoura, trinco de plástico e incríveis habilidades para lidar com componentes eletrônicos.

Fontes:
Laptop da Microsoft – um mod do Xbox 360.
Tutorial: Como transformar seu Xbox 360 em um notebook.

How to Build an Xbox 360 Laptop.

Passo a passo da produzir o Mod.
Parte 1.
Parte 2.
Parte 3.

Crédito da Foto: ZoomCube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário