Páginas

Pesquisar

31 de mar. de 2009

Qual destes 10 estranhos formatos pode vir a ser o celular do futuro?

Hoje a palavra-chave é convergência: rádio, televisão, telefonia, internet, mp3, vídeo, câmera, ou seja, aparelhos tudo-em-um que não te obriguem a levar na sacola vários quilos de gadgets pessoais. As feiras de informática mundiais já atestam a tendência: o último grito é a criação de padrões para um mercado global faminto na área da eletrônica embarcada pessoal. Quem conseguir impor um padrão, não importa se Google, Dell, Microsoft, Nokia, Sony, Samsung, LG, etc., vai ser o gigante do futuro do campo que nem nome tem ainda e que poderia ser entendido como uma espécie de hiper-cibernética pessoal.

A indústria tem muitas dúvidas e poucas certezas e tateia no caminho da solução final integradora de toda parafernália atual num único super gadget que atenda todas as necessidades do usuário e que seja viável economicamente e funcionalmente. Quanto à forma, alguns conceitos propostos são cômicos, outros bizarros e outros artisticamente bem enjambrados. Qual a tendência a ser adotada pelo mercado? Assim como ninguém deu o mínimo crédito para um pequeno buscador de Internet estabelecido em 1996 na Universidade de Stanford e que no ano seguinte se transformaria no poderoso Google, talvez um destes estranhos conceitos abaixo contenha o segredo da fortuna. Só o futuro dirá.

1- Celular pulga- Nokia 5200.
Celular pulga
Você compra um celular destes e ganha de brinde um anão com dedos bem fininhos para operá-lo. Será que o caminho do celular do futuro será a extrema miniaturização?

2- Celular modular em forma de tubos de Órgão – Conduit.
Conduit

Faltam-me palavras para descrever este design desenvolvido por Tirshathah Hunter. Ele é tão surpreendente quanto um disco voador aterrissando no nosso jardim! Trata-se de um dois-em-um palmtop/celular criado especialmente para a firma de telecomunicações coreana Sky Pantech. Ele possui uma tela flexível que pode ser esticada, quando a “flauta” do meio se transforma em caneta/teclado, virando assim uma espécie de palm-top. Quando está funcionando em modo telefone, não há teclado disponível, o que quer dizer que você terá que manusear botões de rolagem para digitar números, ou escrever mensagens de texto.

3- Celular em forma de caneta – Haier P7.
Celular caneta Haier-p7

Partindo do pressuposto que a caneta é um dos instrumentos pessoais mais anatômicos já inventados, por que não um telefone caneta? Além de caneta, este aparato é câmera digital e gravador de voz.

4- Celular em forma de banana - LG SV80.
Celular Banana

É ergonômico? É. Previne a tendinite? Previne. Mas toda a boa vontade da LG não impediu que o mercado asiático fizesse uma analogia entre o shape deste celular e a forma da banana, com que certamente temos que concordar.

5- Celular cilindro – Criptex.
Celular cilindro Cryptex

Não queira usar este telefone numa emergência, pois provavelmente você não conseguirá encadear corretamente a combinação dos números. Os números são dispostos em cilindros giratórios semelhantes àqueles cadeados com segredo. Quanto à praticidade deste aparelho, compete a cada um julgar.

6- Celular espacial estilo retro anos 50 - Shenzhou VII.
Celular espacial

O telefone celular chinês de nome esquisito merece um lugar especial na galeria retro. Baseado nas imagens da ficção científica dos anos 50, ele vem com a chamativa cor laranja típica do design das naves espaciais daquela época. Os críticos o acham desajeitado para operar, trambolhoso demais para caber no bolso e o dono corre o risco de ser preso nos aeroportos por suspeita de estar portando arma.

7- Telefone em formato alienígena – MePhone.
Dell-Alienware

A Dell está planejando lançar esta estranheza conceitual nas ruas. Fabricado pela Alienware e equipado com o novíssimo sistema operacional do Google desenvolvido para a telefonia Móvel, o Android. Mesmo que a coisa não pegue, o desenho já está na galeria dos gadgets de inspiração alienígena.

8- Celular em formato steam punk – para combinar com as bolsas Louis Vuitton.
Louis Vuitton

O desenho altamente revolucionário é focado exclusivamente no restrito mercado das proprietárias das bolsas Louis Vuitton. Quem pode, pode, mas há a crise...

9- Celular em forma de jóia de 10 mil dólares – Vertu.
Celular jóia Vertu

Se você é rico, pode se diferenciar. Se você é rico e tem que carregar celular, com certeza não não será visto com um miserável objeto descartável e sim com um folhado a ouro e cravejado de pedras preciosas.Problema: endinheirados clientes potenciais rareando na praça.

10- Celular tudo-em-um – NTT DoCoMo Separable.
Celular modular

Nesta lista não poderia faltar um tudo-em-um. Este celular desmontável, deformável e configurável permite tudo o que você puder fazer com um combo de Ipod, netbook, celular, câmera fotográfica, televisão, gravador de voz e vídeo, etc.

Conclusão.
Ninguém sabe ao certo qual será o futuro da eletrônica embarcada pessoal, mas as gigantes atuais do entretenimento eletrônico estão apostando todas as suas fichas na integração total de todas as mídias em aparelhos que sejam cada vez mais quase como uma roupa. A 2ª e 10ª propostas talvez estejam mais próximas das exigências cada vez maiores por conectividade e os grandes fabricantes estão correndo para pegar um lugar na fila de faturamento deste mercado bilionário.

8 comentários:

  1. o em forma de caneta é o mais prático, prinxiplamente em cidades com alto indice de criminalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos 2017 o celular não tem nada botão só se for da Samsung né.
      Mas cara esses celulares aí ktl velho um engenheiro torto que inventou

      Excluir
  2. O mais interessante é ver como os celulares ficam defasados em filmes.

    Dia desses passava um filme relativamente novo na televisão e a mulher puxou algo parecido com um walkie talkie dos tempos da segunda guerra, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Anderson, nas nossas cidade o melhor seria o celular "desintegrável", com o dono junto. Passado o perrengue do assalto, nos reintegraríamos.

    Noronha,
    Hoje temos mais uma coisa para identificar a idade do filme, além das roupas e cabelos das mulheres, os modelos dos celulares e os gadgets de informática, porém, as mulheres continuam sendo as campeãs neste quesito.

    ResponderExcluir
  4. o 8 é o formato de um celular ja bem ultrapassado da motorola. BEM ultrapassado.

    ResponderExcluir
  5. O 9 parece uma sola de sapato :-)

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião Isaias, você chegou muito perto quando disse: ..."quase como uma roupa"...

    Acho que o futuro dessa tal "convergência" está entre máquina e o corpo humano. Integre uma parada "All-inclusive" sob a pele do teu braço com um micro-display + um "on-off" pra fora e chegamos!

    Hoje eu tô pensando longe...rsrsrRS
    acho que são esses assuntos aí que vc anda escolhendo! Muito bom!
    ;-)

    Abraços,
    Parabéns (again) pelo post!

    ResponderExcluir
  7. robertoke, você chegou ao foco da coisa aterrorizante para mim, mas para quem está implantando próteses a mil, nem tanto. Com a febre das intervenções corporais estéticas, é bem possível que dentro das próteses "embelezadoras", coloquem gadgets. Que cenário!

    ResponderExcluir