Páginas

Pesquisar

12 de mar. de 2009

O primeiro gravador doméstico de vídeo do mundo.

O primeiro gravador de video professional foi desenvolvido para a BBC em 1952 com o nome de VERA, abreviatura de Vision Eletronic Recording Apparatus. Usava fitas de ½ polegada enroladas em carretéis de 20½ polegadas que girava à velocidade de 508 centímetros por segundo. O imenso aparato gravava no máximo 15 minutos de vídeo por fita.


Porém, em termos de gravação de vídeo doméstico, a primeira novidade surgiu somente no início dos anos 60 e rendeu uma matéria na revista Popular Science de janeiro de 1964: o anúncio de um revolucionário gravador de vídeo fabricado na Alemanha.
Os pulsos elétricos de vídeo eram enviados para uma cabeça magnética que os gravava num disco magnético metálico que girava a velocidade de 3.000 rpm. Um botão comandava a gravação, com um detalhe, este gravador gravava apenas quadros parados.

A reprodução era possível através de um segundo aparelho de TV chamado playback. Cada disco tinha a “incrível” capacidade de armazenar 10 quadros. A concepção visionária deste aparelho se justifica quando se sabe que os primeiros gravadores de vídeo domésticos somente apareceram nos anos 80.

O que diriam os rapazes daquela época se soubessem que em poucas décadas depois seria possível gravar 2 horas de vídeo em alta definição num cartão SD de 8 Gb que cabe na palma da mão? O que o futuro nos reserva?

[via Modern Mechanix, Vera Project]

Um comentário:

  1. Olá amigos e amigas estou fazendo uma visita aqui no blog de vocês
    Mas serei muito objetivo estou promovendo os meu blog uma visita sua traria retorno a você mesmo principalmente deixando um comentário ai só assim eu e outras pessoas que gastão de comentar em blogs fariam uma visita a você uma boa troca para nós promovermos abraços a todos e fiquem com Deus Antonio.

    http://oblogdasnoticias.blogspot.com/

    http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/
    muito mulherão ai legal

    ResponderExcluir