Páginas

Pesquisar

23 de mar. de 2009

Desmistificando o Google do Terceiro Mundo.

Revolto-me contra toda a pompa e circunstância que cerca as divulgações sobre as entranhas do Google. De acordo com o ufanismo ecoado nos blogs de tecnologia, a maior empresa de Internet dos dias atuais é perfeita, pois tem os maiores servidores, as melhores instalações e o melhor ambiente de trabalho do mundo.

Então, para botar um pouco de água na fervura, cogitei se as mesmas situações alegadas para a sede mundial do Google em Montain View no Condado de Santa Bárbara na Califórnia poderiam manter a pose nas condições severas do terceiro mundo.

Definitivamente aqui as coisas são muito diferentes e tais circunstâncias devem necessariamente arranhar um pouco a utopia googleana.

1- Sede do Google.
Conseguir um prédio no hemisfério norte é uma coisa, outra é se virar para instalar qualquer coisa em meio à infra-estrutura falida terceiro mundista.
1-Google Headquarters in the Third World

2- Servidores do Google.
Imaginemos que os mainframes estilo arrasa-quarteirão da sede não são os mesmos instalados aqui, quando levamos em conta os nossos velhos probleminhas.
2-Data Center Google in the Third World

3- Os famosos patinetes do Google.
Na sede do Google, os funcionários chegam de patinete – um ato que reflete simultaneamente simplicidade, humildade e atitude ecologicamente correta. Já aqui, diante da realidade das nossas megalópoles apinhadas congestionamentos, caos e carros poluidores, isto é o máximo que conseguimos arranjar... um carro verde carburado.
3-Employer arriving at Google Third World

4- Local de trabalho do Google.
A divulgação do Google nunca fala em trabalho. É só fotografia de pessoas jogando vôlei, tomando massagem, brincando de autorama, dormindo, etc. Mas, mesmo no Google alguém tem que trabalhar algum dia. Note na foto abaixo o magrão do Google do 1º mundo trabalhando num amplo escritório cheio de brinquedos... logicamente não temos os mesmos espaços para oferecer aos gringos. Portanto, eles devem se arranjar como podem.
4-Working at Google in the Third World

5- Lojinha do Google.
Saiba que internamente o Google dispõe aos seus funcionários diversas lojinhas para que eles se sintam bem à vontade quando pinta aquela vontadezinha consumista. Não poderíamos ficar atrás neste item, só que corrigindo as devidas proporções para algo tipo 25 de Março.
5-Google Shop in the Third World

6- Carro verde do Google.
A sede do Google nos EUA é servida por carros emissão zero, ecologicamente corretos. A nossa realidade permite este carro verde aí, carburado e queimando óleo adoidado.
6-Google Green Car in the Third World

7- Restaurante do Google.
Uma das maiores preocupações da empresa com seus funcionários primeiro mundistas é com a pança. Três menus asseguram que todos os gostos possam ser satisfeitos e, além disto, o ambiente dos restaurantes é decorado com finas peças de arte. O nosso cenário introduz elementos novos: lancheria típica do baixo clero paulistano, ornada com um cardápio variado que vai desde ao clássico misto quente com café até o trivial sanduíche de mortadela com café.
7-Lunch at Google in the Third World

8- Creche do Google.
A sede gringa oferece espaços para que ao longo do dia crianças e pets (exceto gatos) possam se divertir. Lá, os filhos dos funcionários podem operar notebooks de última geração e se divertir à beça nos atividades lúdicas. No terceiro mundo os “equipamentos de última geração” sofrem diminuições consideráveis.
8-Children studying at Google Third World

9- Dormindo no Google.
Confesso que a primeira coisa que eu gostaria de fazer no Google, caso fosse contratado, é dormir no Google. É a sua maior propaganda, quando aparecem os amplos espaços de recolhimento e combate às tensões. Imagino as longas sestas que os funcionários têm direito e a cara de felicidade nos seus rostos quando retornam às suas intermináveis atividades lúdicas. Afinal, jogar vôlei cansa!
O Google terceiro mundista não poderia se descuidar da sesta e assim, em respeito à política mundial da empresa, tolera eventuais dormidelas em cima das mesas.
9-Employer Sleeping at Google in the Third World

2 comentários: