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7 de mai. de 2008

Como comprar de maneira segura pela Internet?

Muitos xenófobos por tecnologia têm medo das compras pela Internet, porém se aprendessem a fazê-lo de modo seguro, poderiam chegar à conclusão de que comprar virtualmente pode ser ainda mais seguro do que a compra na loja física, devido ao risco de assaltos.

Tanto compras como operações bancárias exigem certos hábitos de segurança com relação ao computador usado nas transações. Na Internet existem vários tutoriais de segurança, assim como todos os bancos oferecem “be-a-bas” que prescrevem uma “netiqueta” para evitar o roubo de senhas e outros dados confidenciais que podem ser roubados por bandidos cibernéticos, aproveitadores da desinformação dos internautas. É bom para a saúde financeira ler este guia “Cuidados no acesso a sites seguros” para evitar dores de cabeça.

Uma vez que não pairem dúvidas sobre a saúde do computador, é hora de abordar a questão da compra propriamente dita e aqui vão algumas dicas de quem já comprou bastante pela Internet e nunca enfrentou os problemas clássicos.

1 – Pesquise bastante o produto que você deseja comprar. Já que as compras pela internet não permitem que você manipule o produto fisicamente, a escolha do modelo correrá por conta das informações que você colher através do Google e informações fornecidas pelas lojas. Procure ler os comentários dos usuários que compraram o mesmo produto. Se você lê inglês, visite os sites de “reviews” sobre o produto e descobrirá muito mais do que lendo o manual.

2 – Pesquise o histórico do site de quem você está pensando comprar. Às vezes o simples digitar do nome no Google faz com que apareçam os comentários dos compradores satisfeitos e os lesados. Caso esteja comprando em sites de leilão como o Mercado Livre, leia atentamente as pontuações positivas e negativas daquele vendedor. Um dos produtos que comprei lá foi de um vendedor que tinha na sua ficha várias ressalvas de demora na entrega dos produtos... não deu outra, o meu produto demorou acima da média do Mercado Livre, apesar da minha insistência com o vendedor – que alegou ter morrido seu irmão - me perguntei se ele já não tinha matado toda a família...

3 – Observe atentamente se o site oferece o suporte por telefone através de um número gratuito 0800. Tive recentemente uma compra de computador cancelada no site FNAC porque eles não ofereciam tal suporte. Quando deu problema no cartão de crédito, não descobri nenhum telefone de atendimento para poder fazer os trâmites de desbloqueio do cartão.

4 – Prefira os sites que disponibilizam um vendedor humano para te atender. A DELL é um exemplo do que estou falando. Fiz toda a configuração de um computador através da página, em seguida liguei para o 0800 e uma vendedora repassou os itens, tirei as dúvidas e finalizei a compra com ela. Qualquer problema que houvesse daí por diante, eu tinha alguém com nome e ramal para recorrer.

5 – Um site como o Submarino, apesar de não oferecer vendedor para supervisionar a venda, é super rápido e prestativo. Fiz a compra de um notebook direto na página deles e meia hora já estavam telefonando para a confirmação do cadastro e liberando a mercadoria no estoque. Ah, por falar em estoque, tive um problema com o Polishop. Só fui informado por eles que não havia o produto em estoque quando eles começaram a “empurrar com a barriga” o prazo de entrega. Mas acabei recebendo o produto depois de algumas delongas. Mais tarde li algumas reclamações de usuários do Shoptime que tiveram o mesmo problema.

Tirando os pequenos percalços, que a compra numa loja física não está livre, comprar na Internet é tão ou mais seguro que andar em ruas apinhadas de gente entrando de loja em loja. Basta o comprador se adaptar a algumas particularidades do terceiro milênio e aplicar os hábitos seguros que se acostumou a usar no mundo real, também ao mundo virtual.

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