Páginas

Pesquisar

30 de mai. de 2008

Você fica parado na escada rolante, ou sobe os degraus para chegar mais depressa?


Eis o subproduto da cultura Geek, a sensação de pressa e a culpa de estar perdendo tempo - caso você esteja eventualmente longe da tela do seu computador.

Mais perguntas deste tipo: você entra no ônibus e vai direto para perto da saída com a sensação de que vai chegar antes?

- Você passa o ano inteiro pensando em tirar férias e passa as férias inteiras pensando em voltar para o serviço?

Tais perguntas se inserem num contexto específico da sociedade de consumo, que é o encolhimento temporal. Vivem-se as 24 horas medievais sob as pressões do padrão Real Time. Só que o nosso corpo medieval não agüenta 24 horas de funcionamento, entrando em tilt umas 8 horas de sono de tempo perdido para as exigências cibernéticas da cultura Geek.

Vamos simplificar o esquema: corpos medievais habitados por almas medievais que interagem num mundo que não dorme mais. Este simples esqueminha serve para demonstrar porque você:

- anda na escada rolante, ao invés de usufruir do automatismo ocioso;

- adia eternamente o seu regime por falta de tempo para fazer exercícios;

- fica o tempo todo colado no seu palmtop ou futricando o seu celular em viagens, quando poderia aproveitar o tempo para apreciar a paisagem e relaxar;

- adia todos os seus sonhos para a aposentadoria e passa toda a aposentadoria pensando nos sonhos que renunciou.

Aproveitar o tempo e relaxar? Ora, isto é totalmente proibido na cultura Geek. Estive um mês na Alemanha e descobri o que é ficar online fulltime. O pessoal de lá vive a tecnologia o tempo inteiro, não consegui ver um deles com uma expressão en passant no rosto. Só vi rostos contraídos em longas entabulações no celular e sobrolhos franzidos teclando malucamente em laptops conectados via wireless banda larga à Internet.

Agora vamos relaxar e imaginar uma cena paradisíaca daquelas de propaganda de banco, em que você está de pés descalços, vestindo uma roupa branca, de frente a um pôr-do-sol maravilhoso... Acorde seu Nerd, porque você dormiu na frente do seu computador num tilt de sono, graças ao seu cansado corpo medieval. Também pudera, numa posição dessas, até eu!!!



Referência: Cultura Geek

Geek, tempo, palmtop, laptop, celular, fulltime, realtime, ociosidade, tempo medieval

2 comentários:

  1. "Se você respondeu afirmativamente, então você é um subproduto da cultura Geek."

    Peraí, Isaias: a pergunta não é afirmativa/negativa! Se fosse "Você sobe os degraus para chegar mais depressa?", aí sim, a frase faria todo o sentido...

    Tudo bem, dá pra entender lendo o texto, mas uma dessas logo no início ficou meio difícil de engolir...

    Enfim, ao que importa: sim, toda a força à frente com o movimento "slow-motion", por mais contraditório que isto soe! Eu sempre tomo pelo menos alguns minutos do meu dia pra olhar além do horizonte, pensar em nada e colocar um sorriso sem preocupação no rosto. Faz bem ao humor...

    ResponderExcluir
  2. Bruno, consertai aquela coisa horrorosa apontada por ti, axu qui nem um muguxo teria dado uma bola tão fora.

    ResponderExcluir