Páginas

Pesquisar

15 de mai. de 2008

O que é o HDCP?

Bem vindo ao mundo da Alta Definição e à complicação para o seu bolso e à sua mente. O novo sistema é difícil de entender e ainda mais oneroso, porque nenhum hardware da antiga era do DVD é compatível com os novos padrões de reprodução digital.

O Protocolo de Conteúdo de Alta Definição (HDCP) é um sistema de proteção contra a cópia ilegal, que combate a possibilidade de gravar diretamente o sinal digital que trafega entre o reprodutor e o televisor. Desenvolvido pela Intel e pela Sillicom Image, que são as que distribuem os circuitos o hardware, o HDCP pretende encapsular totalmente o transporte digital de dados multimídia.

Para iniciar a reprodução de um disco Blu-Ray, inicia-se o procedimento de identificação, onde o reprodutor e o televisor trocam entre si a chave de codificação, antes de habilitar a exibição de imagem e som. Se o Blu-Ray player enviar um sinal codificado de HDCP via DVI(1) ou HDMI(2), o televisor deve ter forçosamente o HDCP implementado nos seus circuitos para reproduzir em HD(3), pois de outra maneira, se terá a tela preta, ou na melhor das hipóteses, a resolução da imagem rebaixada para o padrão DVD de 480p linhas(4).

Qual é o melhor televisor para usar com o Play Station 3?
No Brasil, enquanto não se vulgarizam os tocadores Blu-Ray, os usuários de Play Station 3 tem usado-o para reproduzir DVDs de alta definição. Porém, a conexão entre o PS3 e o televisor deve ser necessariamente via cabo HDMI. Outra dúvida freqüente dos usuários de PS3 é sobre as características técnicas que o televisor deve ter para que exiba a resolução nativa de HD:

- Resolução de 720p ou 1080p, dependendo do tamanho da tela.

- Entrada HDMI.

- Cabo HDMI x HDMI para fazer a conexão. Veja se o televisor vem com o cabo anexo, pois comprado separadamente custa mais de 100 reais.

- O televisor deve suportar OBRIGATORIAMENTE o protocolo HDCP, senão não será capaz de reproduzir imagens em alta definição.

Que falhas o HDCP tem apresentado?
Quanto aos problemas, eles existem têm acompanhado o HDC desde a suaa implantação do. Alguns usuários de PS3 têm enfrentado problemas com certos modelos de televisores. A falha é a seguinte: esporadicamente o som cessa e a imagem escurece por alguns segundos. O problema foi diagnosticado como uma falha de comunicação entre o PS3 e o televisor. Durante a reprodução do disco Blu-Ray o televisor deve enviar constantemente um sinal de HDCP ao drive do PS3, mas quando há um atraso nesta resposta, o PS3 corta o sinal até receber a resposta, quando esta chega ele volta a funcionar normalmente. A solução tem sido a troca da versão do firmware do televisor. Portanto, o usuário deve ser bastante criterioso no momento de comprar o seu televisor, pois corre o risco de frustrar o seu sonho de entrar na era High Definition.

(1) DVI – Significa Interface Digital de Vídeo, é um padrão desenvolvido pela Digital Display Working Group, que permite o tráfego de sinal de vídeo digital não comprimido sem a necessidade da conversação digital/analógico (D/A) que ocasionava perdas no nível da qualidade do sinal. Inicialmente utilizado na informática, o DVI foi adotado pelos fabricantes dos televisores desenvolvidos nas tecnologias Plasma e LCD, antes que o padrão HDMI fosse totalmente oficializado.

(2) HDMI – A Interface Multimídia de Alta Definição foi a primeira interface 100% digital normatizada. Permite o tráfego em cabo único de áudio multicanal e vídeo de Alta Definição (de 480p a 1080p) com uma largura de banda superior a 5 Gbps. A interface HDMI juntou duas normas já utilizadas: a Digital Visual Interface (DVI), para o tráfego de imagem; e a IEEE1394 (FireWire), para o tráfego de som em formato digital.

(3) HD – High Definiton: Alta Definição.

(4) 480p – É o número de linhas na resolução padrão DVD que consiste na exibição de uma tela de cada vez de 480 linhas de 720 pontos. Isto se dá no modo “progressive scan” quando não há entrelaçamento. No modo entrelaçado, 480i, a tela não é exibida de uma vez e sim em duas obedecendo a uma hierarquia: de linhas ímpares e pares. 720p e 1080p – São as resoluções do formato de alta definição. O número 720p corresponde a 720 linhas de 1280 pontos. O número 1080p corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos em modo progressivo.

Alta definição, HD, HDCP, PS3, televisor, blu-ray, HDMI, Intel, cópia ilegal

10 comentários:

  1. e possível eu conectar meu ps3 no monitor de pcs
    na mesma entrada do cpu pra o monitor?

    ResponderExcluir
  2. Pode usando um adaptador HDMI-VGA se a sua placa de video não tem HDMI, mas o monitor deve ter HDCP. Se não tiver HDCP, não adianta usar o HDMI direto, ou o adaptador.
    fonte: http://www.hardmob.com.br/showthread.php?t=289716

    ResponderExcluir
  3. Qual dos ps3 e o melhor slim ou fat?
    em relacão a preço qual o +++ caro?
    agradeço

    ResponderExcluir
  4. O principal problema do ps3 slim é que ele não tem retrocompatibilidade, ou seja, não roda jogos ps2. Além disso o ps3 tem a capacidade de rodar Linux, uma coisa ótima para os cérebros fuçadores.

    ResponderExcluir
  5. Qual dos ps3 slim ou fat vc me aconselha a comprar amigo?
    estou na duvida me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  6. O fat é o melhor.

    ResponderExcluir
  7. Como eu vejo se o meu monitor tem ou não hdcp? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Joker, a maneira mais fácil é consultando as especificações técnicas do monitor. A outra maneira é entrar com um sinal digital codificado em HDCP; se não aparecer imagem, é porque não tem suporte ao protocolo.

    ResponderExcluir
  9. Sei que já é assunto bem antigo, mas jogando no PS3 reparei que alguns jogos deispõe da informação que são de resolução 1080P porém só são compatíveis com essa resolução se tiver a compatibilidade de HDCP. Sei que o PS3 têm essa compatibilidade e minha TV também, minha dúvida é: O cabo HDMI tb precisa ter essa compatibilidade ou isso não existe para os cabos?

    ResponderExcluir