Páginas

Pesquisar

18 de mai. de 2008

São ou não são golpes via Internet?

1º Golpe:
Há dois anos comprei uma suíte de segurança da empresa Iolo.com. No pacote que se chama System Mechanic Professional versão 7 estão integrados Firewall, antivírus, anti-spyware e um otimizador de sistema. Pois bem, quando comprei na primeira vez eles tinham parceria com o Antivírus e Firewall Kaspersky, depois eles desenvolveram seu próprio sistema de “Internet Security”. Ao logo de um ano de uso, não gostei do antivírus da Iolo e resolvi não renovar a assinatura anual que garante os updates do antivírus.

Depois que a assinatura perdeu a validade, eles me mandaram vários emails solicitando a renovação, que ignorei todos, tranqüilo que simplesmente me tirariam do cadastro. Não foi sem grande surpresa que apareceu o débito da assinatura anual no meu cartão de crédito VISA.
Considero isso um golpe, as empresas não podem guardar as informações do cartão de crédito, a cada compra o usuário deve informar os dados do cartão, isso é praxe mundialmente. Na condição do usuário querer renovar a assinatura, ele deveria entrar no site e repetir o cadastramento do cartão. Isto não acontece com a Iolo.com, pois como não me manifestei para cancelar a assinatura do System Mechanics, eles me “enfiaram goela abaixo” uma assinatura não solicitada.
Moral da história: Tive que cancelar o cartão de crédito e fica o alerta aos usuários que pretendem comprar qualquer produto da empresa Iolo.com. Não considero sérias as empresas que não deletam as informações dos cartões de crédito dos clientes.

2º Golpe:
Na página inicial do Yahoo Respostas há o banner de um anunciante que promete o sorteio de um aparelho de MP3. A minha curiosidade me fez clicar e ser direcionado a uma página de uma tal Associação Proteste, cuja promessa é muito simples: “Você gostaria de ganhar um presente surpresa GRÁTIS?” Em cima da tela aparece um cronômetro decrescente de 5 minutos, enquanto você é instando a clicar no outro botão: “clique aqui”.

Cliquei e fui para segunda tela, onde é revelado o golpe em toda a sua extensão. A tela dá detalhes do “presente” de grego e solicita o preenchimento dos dados de Nome, Sobrenome e e-mail. Ou seja, você ao preencher o bendito formulário estará se candidatando não a ganhar o tal sorteio, mas a 100% de chances de receber uma tonelada de e-mails indesejáveis, porque eles avisam numas letrinhas miúdas ao pé da página: “Entendo que respondendo a esta promoção passarei a receber ofertas da Proteste e de parceiros.”

Moral da história: Os spamers estão conseguindo com que as pessoas deliberadamente entrem nas suas "maledetas" listas.
Acho que o Yahoo deveria ser mais seletivo com seus anunciantes.

3º Golpe:
Existe um programa nacional de otimização de computador chamado NitroPC. Porém eles operam quase ao nível dos programas de Smitfraud A propaganda também é veiculada no Yahoo Respostas e o tal programa apareceu instalado no computador de um cliente meu, um habitual freqüentador de sites pornográficos. Ora, achei um programa interessante que acusou vários erros, mas não abriu a possibilidade de consertá-los, a menos que fosse para a página deles e pagasse. Fui à página principal e não encontrei nenhum preço e nenhuma informação sobre as limitações da versão “gratuita”.

Não posso entrar no mérito sobre a eficiência do programa pois não o usei, mas tenho ressalvas sobre a forma agressiva como eles tentam vender o produto, sem demonstrar o mesmo empenho em informar o usuário sobre preço, limitações, formas de pagamento, etc. Não tem nada disso na página deles, só um insistente botão de download, que vai levar o usuário à frustração, porque vai apontar um monte de erros no seu PC e não vai concertar nenhum.

Golpe, cartão de crédito, versão gratuita, SPAM, smitfraud, NitroPc, Iolo, Associação Proteste

2 comentários:

  1. No minimo patético o comentarios sobre o NitroPC, tendo em vista que é evidente o preço do programa no site deles, em www.nitropc.com.br clicando em registrar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia pessoal, venho aqui enformar sobre mais um golpe na interner de PAULO ROBERTO FOSTIN JUNIOR, dono do RG: 6.270.343-1 CPF: 032580129-03 Endereço: Rua Euclides da Cunha Nº 2330 - Curitiba - PR Telefone: (41) 9133-3661 ou (41) 9650-8548.

    O Paulo Roberto Fostin Junior esta dando golpes no brasil todo, ele é um genio em mentir e enrolar as pessoas, cuidado. não comprem nada com ele o no site dele www.kasadacarol.com.br, favor entrar em contato na 2ª DP de Andradina - SP e falar com delegado Dr. Tadeu. telefone. (18) 3722-4008, quanto mais gente for atraz melhor.
    favor espalhar essa mensagem para todos na internet e contatos no hotmail para ninguem mais ser lezado por ele. qualquer duvida entrar em contato por e-mail dannyklaus@ig.com.br ou me ligar (18) 8144-3358 ou (18) 9635-9612.

    ResponderExcluir