Páginas

Pesquisar

24 de mai. de 2008

Qual é a diferença entre o Windows XP e o Vista?

A principal diferença entre o velho XP, já com a vetusta idade de 7 anos e o Vista é que este explora as potencialidades dos novos processadores multinucleados. No entanto, o que os usuários vêem e sentem é o problema crucial que acontece a cada upgrade de sistema operacional: incompatibilidades de hardware devido à falta de drivers escritos exclusivamente para o novo SO (sistema operacional).

Os que mais se ressentem com o problema são os gamers, usuários pesados que testam as fronteiras do desempenho das suas máquinas, que se debatem com os pecados capitais da migração – jogos que rodavam extremamente bem no Windows XP, parecem tartarugas sob o Vista, travam, têm gráficos lentos e abortam subitamente.

Será que a ganância da Microsoft superou a sua precaução ao lançar um SO sem o devido suporte de drivers compatíveis? Driver é o programa que faz a interface entre a parte física e a parte lógica do computador. Quem desenvolve os drivers são os fabricantes, de acordo com a demanda do mercado. É através da freqüência de atualização de drivees que eles determinam a vida útil dos seus produtos – é decretado o fim de um periférico quando o seu driver não recebe mais atualizações.

Para quem tem memória curta, é bom informar que o mesmo fenômeno aconteceu na transição do Windows 98 para o XP. Depois que a Microsoft fracassou com as tentativas de emplacamento Milenium e Windows 2000, ela finalmente triunfou com o seu XP, quando finalmente obrigou a migração em massa dos usuários apegados ao conforto do velho Windows 98. Assim, após anos de desenvolvimento de drivers para o XP, a Microsoft lança uma nova ruptura: os drivers nativos do XP são totalmente incompatíveis com o Vista.

Hardware que funciona à meia boca com o Vista.
Do meu scanner HP 3570 sobreviveu um driverzinho genérico que a HP teve a gentileza de reescrever para o vista. Perdi todas as facilidades do software original do XP, que tem OCR, software de edição gráfica, impressão de cartões, etc.

Do meu joystick Microsoft SideWinder Precision 2 também ocorreu o mesmo fenômeno: veio com o próprio Vista um driverzinho genérico, mas eu perdi todas as facilidades do software antigo que me permitia alocar funções e macros para cada tecla. Felizmente o uso que eu dou a ele foi preservado. Uso-o como se fosse mouse, para desenhar com softwares gráficos e felizmente um programa antiguinho chamado JoyMouse consegue controlar o driver do SideWinder no ambiente Vista e, para a minha surpresa, com mais precisão do que acontecia no meu antigo computador Pentium 4 - 1.8 ghz rodando Windows XP.

Hardware 100% compatível com o Vista.
Para o hardware mais atual, os fabricantes têm se empenhado em migrar os softwares de drivers dos seus produtos para o Vista. Foi o caso da minha câmera CANON PowerShot S5 IS. Quando chegou meu novo e monstruoso computador DELL XPS 720 equipado com o Vista Premium, procurei no site da CANON e encontrei os drivers e todo o software anexo completamente reescrito para a câmera. Neste caso não experimentei nenhuma perda, pois todos os aplicativos forma reescritos para o novo SO.
Quase todo o hardware mais atual tem os seus drivers para o Vista. É interessante o usuário pesquisar quando for comprar uma webcam, por exemplo, se ela é compatível com o Vista. Se não for, ninguém garante que algum dia será.

Por que migrar?
O moral da história, é que ninguém poderá permanecer eternamente no velho e querido Windows XP, porque é o mesmo que equipar um Porshe com motor de Fusca. No momento em que trocamos nossas máquinas por uma que vem equipada com processadores de vários núcleos, HDs com terabytes e um mar de memória RAM, não vamos nos contentar com um SO que enxergue tudo isso como se fosse um Pentium IV. O caminho é a migração de Windows, ou a quebra de pratos, partindo para o Linux, mas esse assunto pertence a uma outra história.

Windows Vista, migração, HD, Linux, RAM, Sistema Operacional, Driver, Incompatibilidade, hardware, gamers

15 comentários:

  1. Um texto bem escrito e informativo, parabéns.

    Mas um detalhe: o termo correto é "driver". "Drive" é o nome que se dá a unidades de armazenamento(Hard Disk Drive, Floppy Disk Drive...); o software que faz a integração com o hardware é "driver", mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Bruno:
    Todos os drives foram corrigidos para "driver", obrigado pelas correções!

    ResponderExcluir
  3. oi
    Gostaria de elogiar o serviço de vocês pois me foi muito útil. Já que sou novo usuário do Windows Vista Starter e nao sabia qual a diferença dele para os demais. E vocês conseguiram me responder direitimho. Obrigado e parabéns.

    Talles G Pereira,Ipatinga

    ResponderExcluir
  4. Talles, é com prazer que recebo seus elogios, pois é este o intuito deste blog, informar em primeiro lugar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. VALEU !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. posso instalar exit print prixma mp140 direto no meu xp.
    grato jomar

    ResponderExcluir
  7. É preciso o driver da impressora Canon mp140 para rodar no XP, que pode ser baixado da Canon http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=116&modelid=15294#DownloadDetailAct

    ResponderExcluir
  8. estou querendo comprar um pc, masa diferença de preço entre windows e linx é grande. Queria saber se a linux é bem mais inferior que o windows? desde á agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Tudo vai depender dos aplicativos que vc necessita. Se for só o básico não tem problema, pois para a plataforma Linux tem o Open Office.
    A verdade é que o Linux e suas versões são o Sistema Operacional do "futuro". Ou seja, passa e passa o tempo e eles continuam com 1% do mercado.
    Se você resolver trocar depois pelo windows, vai tomar prejuízo, porque o custo dele é bem maior quando comprado separadamente e aconselho a comprar e não instalar gambiarras com cracks que funcionam parcialmente e te deixam se as atualizações.

    ResponderExcluir
  10. Sou mais que um leigo, sou um pateta nesse assunto... Sua abordagem me permitiu entender.
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Atualmente comprei um note philco, ele tem um intel dual core com cada nucleo 2,72 ghz e 4 gb de ram e 250 gb de hd. Posso informar a todos que o Vista depois que lancaram o service pack 2 esta voando. Sou a favor do XP, inclusive o testei nessa maquina e nao funcionou bem ao contrario do Vista que funciona perfeitamente. Recomendo aos leitores que se tiverem um pc um pouco alem dos requisitos para rodar o XP usem o vista que voces nao vao se arrepender. Muito bom mesmo, mas nao esquecam de baixar as atualizacoes do referido sistema. Abraco a todos.

    ResponderExcluir
  12. Excelente esclarescimento. Parabéns Isaias Malta.

    ResponderExcluir
  13. Excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Bom consequi yirara algumas duvidas sobreo Windows 7 eo xp , por esse motivo que eu prefiro meu xp mesmo . quem tiver alguma sugestao de programas pode escrever no meu site
    http// www.fabio-meusamigos.blogspot.com. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  15. vou troca pelo vista !

    ResponderExcluir