Páginas

Pesquisar

19 de mai. de 2008

O que significam as especificações técnicas dos monitores LCD?

O que é LCD?
O painel de LCD usa um líquido de cristal feito de moléculas polarizadas, responsáveis pela produção da imagem. Uma corrente elétrica é aplicada ao líquido, polarizando os cristais, que se alinham de tal forma que não deixam a luz passar através deles. Há dois tipos de painéis LCD: matriz ativa e passiva. Os de matriz ativa oferecem um tempo de resposta mais rápido, o que os torna excelentes para vídeos, animações e jogos, além de oferecer maior capacide de saturação de cores. Os painéis de matriz passiva foi a primeira tecnologia de LCD, cujo controle de pixel se processa em grandes áreas da tela, enquanto os de matriz ativa controlam cada pixel individualmente. Os LCDs de matriz passiva têm um número reduzido de cores, baixo índice de contraste e maior tempo de resposta.

Quando o consumidor vai comprar o seu primeiro monitor LCD se depara com uma sopa de letrinhas de termos em inglês, que mesmo traduzidos, nada significam para quem não tem familiaridade com a área de hardware. Então ele se vê perdido em dezenas de modelos, tamanhos, cores, luzinhas, alto-falantes, sem conseguir entender o significado das palavrinhas em inglês: response time, pixel pitch, screen size, viewing angle, brightness, contrast ratio, dead pixels, resolution, etc.

O que é painel LCD e porque é crucial saber qual deles equipa o seu monitor LCD?
Há três tipos principais de painéis: S-IPS, SPVA, PVA e TN. O S-IPS é muito difícil de encontrar por ser o mais caro, mas é o que oferece a melhor qualidade de imagem dos três (O único disponível no mercado brasileiro é o 2007wfp). Os monitores LCD equipados com S-IPS são ideais para trabalhos de editoração gráfica e qualquer um que trabalha com edição de fotos e necessita de grande acuidade de cores. O tipo S-PVA/PVA é similar ao S-IPS, porém o seu ângulo de visão não é tão bom quanto o S-IPS e tem maior índice de distorção de cores. Todavia, há mais modelos que usam o S-PVA/PVA porque seu custo de produção se torna mais baixo. Eles também oferecem elevado contraste. O painel TN é o mais popular no mercado, por ser o de mais baixo custo. Além dos monitores equipados com painel TN custarem bem menos, são os que oferecem a melhor tempo de resposta, o que os torna ideais para quem os usa em jogos de grande movimentação. O ponto fraco dos painéis TN é que ele oferece a pior precisão de cores e tem ângulo de visão bem limitado. Infelizmente todos os fabricantes escondem esta informação, mas há maneira de descobri-la. Veja aqui.

O que é Response Time?
Response Time (Tempo de resposta): é o total de tempo em milisegundos (ms) que o monitor leva para ligar e desligar um pixel. Um tempo de resposta alto pode causar borrões em cenas de jogos e filmes de ação. Um tempo de resposta excelente para todas as aplicações começa de 12ms para valores menores, quanto menor melhor.

O que é Pixel Pitch?
Pixel Pitch (Tamanho do Pixel). Chama-se de pixel o ponto mínimo de uma tela. Cada pixel dará a informação de brilho, constraste e cor e a imagem é o somatório de todos os pixels trabalhando juntos. Quanto menor for o tamanho do pixel, mais nítida será a imagem – o de 0.25 mm é melhor de que o de 0.28mm.
Como é medido o tamanho de tela dos monitores de LCD?

Screen Size (Tamanho da Tela): Diferentemente dos antigos monitores CRT, que eram medidos na diagonal incluindo o espaço não visível dentro do gabinete, os monitores LCD são medidos pela área visualizável. Isto quer dizer que na comparação entre monitores LCD e CRT de mesmo tamanho, os de LCD sempre serão maiores.

O que é Ângulo de Visão?
Viewing Angle (Ângulo de visão): Os painéis LCD têm menor ângulo de visão. Certos modelos quando vistos de lado, perdem contraste e as cores ficam distorcidas. O número de ângulo de visão é dado em graus e corresponde ao ângulo máximo sem perdas significativas de brilho e precisão de cores. O ângulo de visão de 175º é melhor do que o de 160º.

Brightness (brilho): é a medida da quantidade de luz que um painel LCD pode produzir, medida em candeias por metro quadrado (cd/m²)-nit. Geralmente, quanto mais alto for o número de nits, melhor será a qualidade da imagem.

Contrast Ratio (contraste): é a quantificação da diferença de intensidade luminosa entre o máximo brilho e o mínimo. Um monitor LCD com alta taxa de contraste deveria mostrar cores mais precisas do que outro com contraste menor. Mas, cuidado ao escolher um monitor pelo Contrast Ratio – alguns fabricantes oferecem enormes contrastes de 2000:1, enquanto o resto das especificações é de dar pena. Para se comprar um bom monitor LCD não é bastante que ele seja bom em apenas uma das especificações – ele deve apresentar outras características conjuntamente.

O que são os Dead Pixels?
Dead Pixels (pixels falhados): Um pixel falhado é um pixel defeituoso que permanece todo o tempo desligado. Quando pontos negros ou coloridos aparecem num monitor, eles causam frustração e irritação no usuário. Atualmente a maioria dos fabricantes de LCD aperfeiçoaram seus processos de produção para minimizar ou eliminar os pixels falhados, embora um ou dois pixels falhados possam ser eventualmente encontrados em painéis LCD de baixa qualidade. Em alguns casos é possível consertar um pixel negro usando o método da “massagem” descrito aqui http://www.lifehacker.com/software/lcds/fix-your-lcds-dead-pixels-152062.php

O que é resolução e resolução nativa?
Resolution (resolução), ou Native Resolution (resolução nativa): Todos os LCDs tem o que é conhecido como resolução nativa. A resolução nativa é compreendida pelo número total de pixels horizontais e verticais que compõem a matriz do painel de LCD. Quando o usuário não usa a resolução nativa o sistema a geração de imagem por extrapolação, significando que ao invés de controlar pixel a pixel, o hardware do monitor passa a controlar grupos de pixels, a fim de rebaixar a resolução. Este procedimento resulta em imagens mais opacas e menos detalhadas. Assim, o mais aconselhado é que os monitores de LCD sejam sempre configurados na sua resolução nativa, para que se tenha o máximo de qualidade de imagem.

Qual é a melhor resolução?
Não existe uma resoluções melhores ou piores, pois a resolução nativa é totalmente dependente do tamanho da tela. Exemplo: não se concebe uma resolução nativa menor do que 1680 x 1050 para LCDs de 20 polegadas, assim como esta resolução nativa não poderia ser de um monitor de 15 polegadas, porque os ícones ficariam muito pequenos.

LCD, painel, S-IPS, S-PVA, PVA, como comprar, hardware, especificações técnicas, dead pixels, pixel pitch, resolução nativa

4 comentários:

  1. Pessoal uma coisa importante a ser dita é sobre a fidelidade das tonalidade das cores, sendo assim o painel s-ips é o melhor, já q tem menor consumo de energia e controla o brilho automaticamente através de sensor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, muito informativo!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, só achei que deveriam abordar a questão do tipo do painel da lcd...

    ResponderExcluir
  4. Também acho que deveriam especificar os tipos de painéis das telas de lcd, por exemplo ips, tn...

    ResponderExcluir