Páginas

Pesquisar

28 de mai. de 2008

O que é Hoax?

Ou, a vida longa dos Hoaxs(boatos internéticos) graças ao trabalhinho burro dos reenviadores compulsivos de emails.

Certamente todos os internautas já receberam emails comunicando notícias alarmantes sobre novos vírus descobertos pela Microsoft que destroem fisicamente o HD, perigos dos celulares que explodem postos de combustível, correntes de ajuda a crianças com doenças raras, doações a sites filantrópicos através de um clique, etc. Certamente a maioria dos internautas acreditou e acredita em tais mensagens e as repassa para a sua lista de contatos, ajudando assim a propagar o mal do boato, ou mais conhecido mundialmente como “HOAX”.

Não se sabe ao certo que gera o primeiro Hoax da cadeia, mas o certo é que ele se espalha graças à compulsão que as pessoas têm em repassar mensagens tidas como “interessantes”. Para sistematizar o estudo dos alimentadores de Hoax, modifiquei um pouco o Quociente de Inteligência (QI) subordinando-o ao Quociente de Reenvio (QR).

Definição de QR: O QR pode ser facilmente obtido dividindo-se o número de emails que a pessoa recebe pelo número daqueles que ela reenvia. Quanto mais o QR se aproximar de 1, menor é o seu QI. Traduzindo ao jargão psicopatológico: invalidez alastrante da capacidade operatória da escrita.

Sim, o que eu quero dizer é que os propagadores de Hoax são pessoas burras, ou estropícios que não fazem uma seleção do lixo que recebem. Cada um de nós, internautas soterrados por milhares de spammers fecundos temos que nos converter em centrais recicladoras de lixo autônomas. Quem recebe o último email quentíssimo do “Jabor” e o reenvia imediatamente à sua lista de “amigos”, ou é burra porque não sabe que seus amigos detestam ter suas caixas postais abarrotadas, ou é burra para reconhecer que a maior parte dos textos que circulam por aí sob a autoria de famosões são falsos, ou é mais burra ainda porque é incapaz de escrever duas linhas em português articulado.

Vejam senhoras e senhores que não estou falando de Hoax e sim dos vetores deles, que são os reenvidadores – internautas desneuronizados desprovidos do mínimo bom senso para avaliar os absurdos que os Hoax alardeiam. Ademais, seria hora das pessoas começarem a exercitar seus próprios poderes de escrita posicionando-se criticamente sobre os assuntos candentes, como forma de controlar o vício irresistível de apertar o botão “REENVIAR MENSAGEM”.

Curiosidade Mórbida: Aquele caso famosíssimo das Multas Falsas do DETRAN - será que não passou de um gigantesco HOAX a assolar o país? Nenhuma fonte que vi na internet foi capaz de mostrar um boleto falso sequer, todas as fontes veiculam basicamente o mesmo texto, os PPS espalhados via email também tinham o mesmo texto, até os DETRANS copiaram o mesmo texto. Tenho as minhas desconfianças de que este caso seja aparentado a uma tosquia de porco: muito barulho e pouca lã.

Quem quiser saber mais sobre Hoax, há uma vasta literatura na internet sobre o assunto. De qualquer maneira defendo a tese de que o mal que eles causam se deve mais a quem os envia, do que aos demônios do inferno que os criam:
http://informatica.terra.com.br/virusecia/spam/interna/0,,OI198466-EI2403,00.html
http://www.infowester.com/col160106.php
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax

hoax, boatos, mentiras, email falso, reenvio de email, spammer

Um comentário:

  1. Caraaaa...
    Excelentes os seus textos simplesmente!
    Feed add!

    ..."incapaz de escrever duas linhas em português articulado"...
    Muito preciso!

    Grande abraço,

    Beto

    ResponderExcluir