Páginas

Pesquisar

28 de jul. de 2008

Altruísmo bloguístico?

No espectro dos sete pecados capitais, há o terrível pecado da inveja, cuja principal característica é corroer o invejoso. A atividade blogueira é cercada de inveja por todos os lados, não obstante, o blogueiro deve pautar as suas ações pela virtude oposta à inveja, o altruísmo.
A saída mais fácil, aparentemente, seria o blogueiro se deixar levar pela inveja geral e mergulhar fundo no olho por olho e dente por dente do código de Hamurabi. Porém, as ações egoístas que podem trazer resultados muito bons no curto prazo, no longo prazo se revelam erros estratégicos imperdoáveis.

Então, a decisão mais egoísta que o blogueiro pode tomar é paradoxalmente enveredar pelo caminho da virtuosidade, mais especificamente o altruísmo, mediante pequenas atitudes que serão pagas em moeda corrente do universo virtual, Page Rank, nº de acessos diários, aumento dos leitores dos feeds, explosão de comentários, etc.

Tais pequenas atitudes, apesar de singelas, podem evitar que o blogueiro venda a sua alma ao diabo:

- não achaque outros blogueiros pedindo links, constrangendo-os e convertendo-te em chatonildo;

- não linkar pensando exclusivamente nos adorados backlinks. A espinhosa situação de linkar altruísticamente pode levar o blogueiro a pensar que só ele faz o bem. Mas, lembre-se, se você pensar apenas na missão de fazer o melhor, tornando seus posts interessantes adornando-os com links elucidativos, quem ganha é o leitor e se o leitor estiver satisfeito, ele elevará a taxa de retorno – fazendo com que no longo prazo você forme um time de leitores fiéis;

- não seja “baba ovo” dos blogs famosões, tente tratar os fortes e os fracos de maneira altruística, pois sempre terão blogs com mais acessos do que o seu e os de menos. Lembre-se que a sua situação de hoje poderá se inverter amanhã, quando você será grande graças aqueles que levaram em conta a qualidade dos seus posts e não se ativeram apenas à pequenez do seu PR;

- não chupe vampirescamente os posts dos outros. Não há nenhum vampiro que tenha dado certo na blogosfera;

- não tenha medo de linkar outros blogs, porém linke-os pensando altruisticamente na informação dos seus leitores;

- medite nos assuntos em que você é excelente e construa o seu próprio rosto bloguístico. O altruísmo serve também como antídoto para o blogueiro combater seu mal psicológico mais devastador: a ansiedade. Tal exercício vai servir para que você não caia na tentação da serpente blogueira do paraíso, o hype, o que evitará a venda da alma ao diabo em troca de sucesso instantâneo junto aos pára-quedistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário