Páginas

Pesquisar

28 de jul. de 2008

Como saber o tipo de painel do DELL 2007WFP?

Há diferentes tecnologias de painéis usadas na fabricação de monitores LCD. A qualidade varia desde os baratos e pouco eficientes painéis TN aos caros e profissionais painéis S-IPS e S-PVA. O consumidor médio normalmente não tem idéia qual tecnologia de painel equipa o seu monitor.

De fato, até os usuários NERDS ficam na ignorância, simplesmente porque o tipo de painel que o monitor usa, raramente faz parte da sua lista de especificações técnicas. A maioria dos usuários compra monitores baseados exclusivamente em preço e tamanho. Além do preço ser uma condicionante, o usuário deveria ser mais bem informado sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de painel LCD e melhor, ser capaz de identificá-los antes de se decidir pelo modelo a comprar.

Explicação sobre a tecnologia S-IPS de painéis LCD.
Os painéis S-IPS são considerados os que têm a melhor tecnologia LCD em termos de qualidade de imagem, precisão de cores e ângulo de visão, porém tem o problema do alto custo. Eles são extremamente recomendáveis para as áreas de design gráfico e outros usos que requerem acuidade e coerência na reprodução de cores. Os painéis S-IPS oferecem os melhores ângulos de visão entre todas as tecnologias LCD atuais, com ângulos que vão até 178 graus.

Os painéis do tipo VA também oferecem ângulos tão grandes quanto 178º, mas muitos deles sofrem de perda de contraste ao redor de 165-170º. O tempo de resposta do S-IPS é adequado, variando de 6 ms a 16 ms nos painéis atuais. Este é a única desvantagem em relação aos painéis TN, que são bem mais rápidos em seu tempo de resposta. Por isto, os gamers deveriam levar isto em consideração, já que os jogos mais movimentados podem apresentar borrões na imagem, ou fantasmas quando jogados com monitores equipados com painéis S-IPS com tempo de resposta superior a 8 ms.

Os painéis S-IPS têm a característica de apresentar uma leve coloração púrpura nos negros, quando a imagem é vista de ângulos mais distantes do centro da imagem. Atualmente há poucas fábricas usando a tecnologia S-IPS em comparação com outros tipos de painéis, o que torna difícil a opção de compra entre os poucos modelos existentes no mercado, ainda mais porque são sempre os mais caros da sua categoria.

A loteria DELL.
Dois dos monitores S-IPS widescreen mais populares são o NEC 20WMGX2 e o Dell 2007WFP. O monitor da NEC usa um painel to tipo AS-IPS (basicamente uma customização da tecnologia S-IPS feita especificamente para a NEC), com 6 ms de tempo de resposta, tela não reflexiva, inclui sintonizador de TV e alto-falantes. O preço do 20WMGX2 varia de $500 a $600. O preço do DELL 2007WFP é muito mais atrativo, porém você não tem garantia de que o seu monitor virá com painel S-IPS, ou com o inferior S-PVA fabricado Samsung. Infelizmente a DELL usa estes dois tipos de painéis diferentes para equipar este modelo de monitor, distribuindo-os randomicamente na linha de produção, sem que o consumidor tenha chance de fazer a escolha.

Mesmo assim, devido ao menor custo do 2007WFP, muitos usuários preferem correr o risco da loteria dos painéis DELL ao comprar este modelo, torcendo para que chegue na sua casa o S-IPS que ele esperava.

Como SABER o tipo de painel de um monitor LCD DELL 2007WFP?
Consultando o site da Wikipédia descobre-se que para saber a informação basta consultar o número de série localizado atrás do aparelho. Por exemplo, eu comprei recentemente um 2007WFP e a acuidade de cores é impressionante. Só podia ter vindo equipado com um painel S-IPS. Peguei o número de série: MX-0HF730-74262-83C-2FGL. A Wikipédia informa que se o número de série termina em “S”, o painel é S-PVA, se é “L”, então é S-IPS. Bingo! O meu monitor é equipado com o melhor painel do mundo para o design gráfico.

Algumas características técnicas do DELL 2007WFP.
Tipos de paineis: 2007WFP 20.1 LPL LM201W01-SLC1/SLC2, AUO M201EW01, LG.Philips S-IPS LM201W01, Samsung S-PVA LTM201M1-L01 (true 8-bit)
Resolução: 1680×1050 widescreen
Protocolos de saída: DVI2-D (HDCP), HD15, S-Video, Composite
Tempo de resposta: 16 ms
Altura ajustável do suporte
Portas: 4 portas USB 2.0
Forma de identificação do tipo de painel: Número de série que termina com "L" = S-IPS painel. Número de série terminando com "S" = painel S-PVA.

Fonte:
LCD Panel Technology Explained

Leituras adicionais:
O que os fabricantes de Monitores LCD tentam esconder de você?
Qual é o melhor monitor LCD do mundo, de baixo custo?

10 comentários:

  1. Depois q descobri as vantagens dos tipos de painel eu só compro Lcd q tenha tecnologia s-ips, pra mim q mecho com photoshop é o melhor.

    ResponderExcluir
  2. Nilson,
    Se você puser aqui as alternativas de monitores S-IPS existentes no mercado ajudaria a galera, pois os fabricantes cada vez mais tiram os modelos excelentes e lançam abacaxis no lugar, em razão da preferência do mercador consumir lixo.

    ResponderExcluir
  3. Então tem o da LG 22lh20r e tem uns da Philips, os dois são ótimos.

    ResponderExcluir
  4. Segundo o Site da LG o LG22LH20R tem painel IPS, que já é muito melhor do que TN-film. http://www.lge.com/br/televisor/lcd-plasma-slim-flat/LG-lcd-22LH20R.jsp
    Monitor da Philips com painel S-IPS, não conheço nenhum modelo disponível no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Eu também, empre que preciso trocar os monitores aqui da minha lan house, procuro os modelos com painel ips!

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, quero ir na sua Lanhouse, você respeita realmente os seus clientes.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Isaias Malta, muito boa a sua matéria, gostaria de confirmar com você esta informação sobre a tempo de resposta, estou atrás deste monitor justamente para jogos. Ele realmente tem os "fantasmas" em jogos? Alguns dizem que este tempo de resposta para S-IPS não pode ser comparado com o dos TN. Você já testou ai?

    ResponderExcluir
  8. Para jogos o melhor tipo de painel é o TN.

    ResponderExcluir
  9. E com base em que você diz isso Isaias?

    ResponderExcluir
  10. Também queria saber Isaias, pois para jogos, é excencial um tempo de resposta rápido e alta taxa de contraste. Isso está presente nas lcds com painel ips, não nas com painel tn. Flws

    ResponderExcluir