Páginas

Pesquisar

13 de mai. de 2008

Qual é o melhor monitor LCD do mundo, de baixo custo?


E o que é melhor, disponível no mercado brasileiro.

Vamos supor que você não tenha dinheiro suficiente para comprar uma Ferrari, mas mesmo assim tem algumas demandas especiais em informática do tipo: trabalha na área de editoração gráfica com o seu computador.

A grande questão para este tipo de profissional surgiu durante a transição dos monitores de tubos de raios catódicos – CRT para os de cristal líquido LCD. Ao visitar os fóruns de designer se percebe o grau de frustração dos profissionais com os monitores de LCD existentes no mercado brasileiro. Muitos deles preferem continuar a trabalhar com seus “tubões” do que migrar para o LCD e não conseguir mais definir sua palheta de cores.

Depois de fuçar muito nos “reviews”da internet atrás de informações sobre monitores de LCD, encontrei a informação que precisava: no mercado brasileiro há apenas dois modelos de monitores LCD que não são equipados com o terrível painel “TN Film”, um painel de baixo custo para atender o usuário médio que está atrás de preço e não de qualidade. (Otário no bom linguajar popular).

No meu post anterior sobre o assunto, comento sobre as características dos painéis e o nome dos painéis existentes no mercado. Escrevi também que o monitor da Samsung 971p, que é equipado com o painel PVA, é a segunda alternativa para os Digital Designers. A primeira é definitivamente o modelo oferecido pela DELL: o incrível monitor Wide de 20 polegadas modelo 2007wfp equipado com o melhor painel do mundo padrão S-IPS.

Pois bem, comprei esta maravilha e agora distingo matizes de cores que antes não existiam no meu antigo monitor Samsumg 753 de 17’. Pelo custo do Dell ao redor dos mil e poucos reais dá até para dizer que o 2007wfp concorre no segmento de monitores de baixo preço. Para mim ele é excelente em todos os quesitos: resolução nativa de 1680 x 1050, grande ângulo de visão, grande definição de cores, brilho excelente, possibilidade de posicionamento vertical e horizontal, etc. Vem com o cabo HDMI, que outros fabricantes insistem em não mandar junto com seus monitores, onerando em R$ 300,00 a compra.

Ainda não o usei muito para assistir filmes em alta resolução, mas já se revelou ótimo também nas cenas movimentadas de filmes de ação. Esta foi a minha compra e a minha sugestão para quem queira escapar do lixo que as fábricas estão oferecendo no mercado nacional de monitores LCD.

Clique aqui para ler as características técnicas do Dell 2007wpf.

Monitor LCD, CRT, S-IPS, PVA, resolução nativa, HDMI, DELL, Samsung, designer, editoração gráfica

12 comentários:

  1. Já ouvi falar muito desse painel, mas não entendi direito pq ele tem melhor qualidade q os outros?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. A vantagem principal do S-IPS é a fidelidade cromática. Quem não precisa disto, tem até desvantagem porque é um painel com curva de resposta mais lenta do que o TN-Film.

    ResponderExcluir
  3. Não vi tanta diferença no tempo de resposta dos dos painéis não... algumas lcd com s-ips chega a 2 ms. acho q a fidelidade cromática é mais relevante.

    ResponderExcluir
  4. Realmente os s-ips são os melhores para os digital designers. esse painel é otimo tanto para monitor quanto para tvs.

    ResponderExcluir
  5. Ouvi dizer q esse painel tem integrado com ele um chip de aperfeiçoamento de imagem (xd engine). fator importante pra ter imagem perfeita.

    ResponderExcluir
  6. Tem sim Lucio.. o painel em sim já tem otima qualidade de imagem e o chip ainda dá um auxilio fazendo um tratamento na imagem.

    ResponderExcluir
  7. Como diz a matéria, o painel ips é o melhor do mundo, e eu assino em baixo!! realmente encontrei nesse tipo de painel o maior ângulo de visão e a melhor imagem!

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, só faltou você dizer marca e modelo.

    ResponderExcluir
  9. Geralmente os melhores monitores são os da LG...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o anônimo, principalmente se for com ecnologia ips no painel!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com vontade de comprar um desses agora =D

    ResponderExcluir
  12. Gustavo Tylor13/09/2011, 17:08

    Essa matéria já é antiga, imagina hoje em 2011, que a quantidade de monitores que existe agrava ainda mais a questão de monitores de má qualidade, sendo vendidos por um de ótima qualidade.
    Eu fiz uma mega pesquisa antes de comprar o meu computador. E comprei neste site
    http://www.lojasmm.com/ch/vit_c/89/Monitores.aspx
    Mas é uma tarefa um tanto complicada!
    Abraço!

    ResponderExcluir