Páginas

Pesquisar

21 de jul. de 2008

Por que o padre voador se ferrou? As verdades que não foram ditas até hoje.


Voar é coisa para Pterossauros extintos, pássaros, insetos, morcegos e artefatos aerodinâmicos feitos pelo homem. Balões não voam, flutuam por serem mais leves do que o ar, portanto, são arrastados pelos ventos.

O balonismo profissional é uma arte que leva anos a ser aprendida, que implica no estudo profundo da atmosfera e das camadas de ventos divergentes, com diferentes sentidos/direções. Nos cursos de aviação se aprende que a atmosfera é composta de camadas. Cada camada tem o seu vento predominante, assim um balão que sobe ou desce pode mudar de sentido/direção repentinamente.

O balonista, ao estudar a carta de ventos do dia, pode calcular a sua altitude em função da direção prevista dos ventos e, navegando num balão de ar quente que permite MUDAR a altitude, ele se desloca verticalmente para a camada de ventos que tenha o sentido/direção desejado.

O Padre Adelir de Carli manifestou desconhecimentos crassos de meteorologia ao ter insistido em fazer o fatídico vôo do dia 20/04/2008.

- A imprensa deu extrema ênfase no uso do GPS, mas para um monte de balões sem possibilidade de controle de posicionamento vertical, o correto manuseio do GPS não teria servido para a navegação, somente para o resgate.

- O padre decidiu usar 1000 balões, ao invés dos 500 com que ele havia voado em outubro de 2007 na cidade de Ampére. O aumento do número de balões implicou voar em maiores altitudes, que significou navegar numa camada de ventos diferente daqueles observados no solo, com certeza opostos ao que o padre desejava. A sua pretensão era ir para oeste ou noroeste, no máximo norte. O único sentido/direção proibido era sudoeste->nordeste – para onde ele acabou sendo arrastado – o alto mar.

- No vôo de Ampére-San Antonio o padre Adelir chegou a altitude máxima de 5.337 metros com 500 balões. O aumento de balões significa aumentar a altitude, que poderia ter ultrapassado 6.000 metros. Ora, caso o padre tenha atingido tal altitude, ele navegou algum tempo na camada topo do “edificio atmosférico”, com ventos fortíssimos de mais de 100 km por hora chamados “jet stream”. Esta camada atmosférica tem ventos predominantes no sentido/direção oeste->leste, ou seja, para o alto mar.

- Quem consulta a carta de campos de ventos do INPE do nível atmosférico de 250 hPa (altitudes acima de 5900 metros), descobre que o sentido predominante na região sul é oeste->leste, em qualquer mês do ano. Se o padre navegou em na camada atmosférica inferior de 500 hPa, (5.000 a 5.290 metros) o sentido predominante dos ventos para o leste do Paraná oscila em torno do eixo sudoeste->nordeste – quase paralelo à costa brasileira - para o alto mar.

- A previsão do tempo para o dia 20/04/2008 indicava chuvas para todo o país. Qualquer aeronauta sabe que as frentes frias entram em forma de cunha. Apesar dos ventos de superfície soprarem do mar, em altas camadas, os ventos mais frios chegam do norte da argentina se deslocando em direção ao mar.

Depois de colocar todos os pontos nos is, a conclusão mais lógica que eu posso chegar é que o padre metido a balonista não tinha conhecimento de uma coisa básica para qualquer balonista: a leitora das Cartas de Campos de Vento que são calculadas todos os dias pelos Institutos Meteorológicos de Brasil e divulgadas gratuitamente na Internet na seção de Previsões Numéricas --> Linhas de Corrente e Magnitude do Vento.

O resultado do show de ignorância teórica em meteorologia, navegação, operação de GPS, etc., dado pelo Padre Adelir Antonio de Carli foi uma morte bizarra e estúpida, digna de ganhar o prêmio internacional concedido às mortes mais bizarras e estúpidas. O padre que foi o ganhador do prêmio Darwin Award de 2008, justamente criado para homenagear as mortes mais bizarras do ano, conseguiu ao fim se tornar celebridade mundial.

Balonismo, padre voador, ventos, meteorologia, campos de vento

2 comentários:

  1. Acho legal vc explicar como funciona o balonismo, eu não entendia como o balão conseguia chegar em locas programados.
    Mas o que aconteceu com o padre, a unica culpa dele foi ser ignorante, mas isso ele não poderia mudar, acho q a maior culpa desse acidente foi as pessoas que ajudaram ele nesta tarefa.

    ResponderExcluir
  2. Leandro, vale ressaltar que a modalidade de voo Cluster Ballooning é uma estupidez absoluta. Quando você voa em algo totalmente incontrolável está sonhando com o paraíso.

    ResponderExcluir