Páginas

Pesquisar

29 de jul. de 2008

Por que o painel TN de monitor LCD é tão ruim?

Nos sites em língua portuguesa é extremamente difícil encontrar informações sobre os padrões tecnológicos subjacentes aos monitores LCD. Por causa da quantidade de lixo existente no mercado, alguns Designers Gráficos saem espalhando pelos fóruns que a qualidade do monitor CRT é muito mais perfeita do que os de LCD. Isto é uma mentira e um desconhecimento: um monitor LCD excelente bate qualquer monitor CRT, porém a maioria dos monitores LCD do mercado brasileiro tem um desempenho muito pior do que qualquer monitor CRT mediano. O profissional tem que se informar sobre as novas tecnologias para não ficar restrito aos monitores de “tubão” o resto da sua vida.

Antes de responder à pergunta do título é importantíssimo esclarecer: Como consigo saber o tipo de painel de um monitor LCD, uma vez que os fabricantes escondem isto?

Resposta: Basta ir ao site TFT Central e digitar o código do modelo que você quer pesquisar na caixa “Monitor Panel Search”, que vai descobrir a infâmia que o fabricante tentou esconder de você.

Dicas para a escolha do melhor monitor LCD.
Agora, vamos aos fatos. O Brasil é um país com um mercado podre de informática, feito para usuários ignorantes que não se informam sobre as características técnicas antes de comprar. Um usuário chegou numa destas lojas de departamentos e se deparou com vários modelos do tamanho que ele queria. Ele acabou optando pelo mais podre deles, um AOC (Deus o livre!), só porque o dito cujo tinha a mais, pasmem, alto-falantes!

Esta é a realidade do consumidor de informática brasileiro, ele leva para casa o maior abacaxi, porque tem uma luzinha piscante a mais. Os seus critérios de seleção se resumem, em termos de monitor, a PREÇO e tamanho e o resto das características ele desconhece olimpicamente.
Portanto, antes de comprar um monitor, pesquise qual é o tipo de painel que ele usa, para evitar cair numa furada.

Por que os painéis TN film são ruins para a editoração gráfica?
Apesar de existirem centenas de fábricas produzindo monitores, as telas deles são fornecidas por dois ou três fabricantes mundiais, usando basicamente três tipos. O mais barato e difundido deles se chama TN Film (Twisted Nematic + Film). É largamente usado no mercado, principalmente para equipar os modelos de 15, 17 e 19 polegadas. A primeira razão dos fabricantes preferirem o painel TN é o baixo custo e a segunda é o baixo tempo de resposta, que o torna perfeito para os jogos e findam aqui as vantagens.

Desvantagens dos painéis TN.
Endereçamento de cor de 6 bits = profundidade máxima de cor de 18 bits.
A profundidade de cor é responsável pelo número máximo de cores que o monitor pode reproduzir. Para quem trabalha na área gráfica, ter um monitor com painel de 6 bits é um SUICÍDIO profissional, porque ele jamais terá a fidelidade de cores que as aplicações profissionais exigem. O profissional nunca terá certeza se na hora de escolher uma cor na paleta de cores, ela está realmente no espectro de cores, ou se simplesmente é uma deformação cromática produzida pela pobreza tecnológica do monitor.

Para contornar o problema da falta de endereçamento de 16,7 milhões de cores da paleta padrão de 24 bits, os fabricantes apelam para a técnica de “dithering”, uma simulação que tenta reproduzir as cores fora do espectro de alcance do cristal LCD. O resultado é sofrível, principalmente aos olhos de um profissional experiente da área gráfica.
As outras tecnologias de painéis S-IPS, S-PVA, VA, S-MVA e outras têm endereçamento de cor de 8 bits, portanto podem reproduzir na profundidade de cor de 24 bits exigida para a visualização exata da paleta padrão dos programas gráficos.

Ângulo de visão reduzido.
Os baixos ângulos de visão oferecidos pelos painéis TN provocam situações constrangedoras quando um designer gráfico vai mostrar um trabalho para o cliente. Quanto mais inclinadamente o cliente olhar, mais ele verá uma imagem escura com cores invertidas, ao invés do gráfico/fotografia que deu tanto trabalho para produzir.

Contraste, brilho e saturação.
Os painéis TN apresentam pouco contraste, menor brilho e baixa saturação. Como resultado, temos a reprodução infiel de cores e a introdução de aberrações cromáticas nos detalhes importantes de uma foto de alta resolução. Em aplicações simples de jogos, editores de textos, internet, isto passa batido, mas para o designer gráfico se torna um pesadelo.

Pelos motivos expostos é que se vê no mercado alguns modelos de monitores de 22” custando menos do que outro de 19”, ou às vezes até menos do que um de 17 polegadas. Se o usuário tem como critérios únicos preço e tamanho, ele certamente vai optar pelo maior tamanho combinado ao menor preço. E o critério na hora da compra que determina se o consumidor está interessado em qualidade, ou está disposto a correr o risco de comprar uma bomba de baixíssima qualidade que vai pifar cedo.

Qual modelo comprar?
O Designer gráfico tem poucas opções de compra num mercado de baixíssimo nível como o nosso. A maioria dos modelos voltados para a área gráfica é lançado somente no mercado externo. Uma opção é o Samsung LCD 19" 971P encontrável no Submarino equipado com o painel PVA. O outro é o DELL LCD 20” 2007WFP vendido pela própria DELL, que vem equipado com o painel S-IPS.

Na faixa de 24 polegadas há o Dell LCD 24” 2407WFP e o Samsung LCD 24” 244T, ambos equipados com o painel S-PVA. Aqui tem uma comparação do desempenho entre estes dois modelos.

26 comentários:

  1. Ah, meu fio... Com esse preço só Globo pra cima pode suprir seus funcionários.

    ResponderExcluir
  2. Se é assim, deveria haver uma campanha maciça contra os monitores LCD, já que a maioria não presta.

    Eu sou exemplo. Comprei um monitor Samsung syncmaster e me arrependi, porque faço sites e as cores não são fiéis. Quando vou olhar meu trabalho num monitor CRT, as cores não eram nada daquilo que eu tive tanto cuidado pra elaborar.

    Podem reclamar dos monitores de tubão, de serem pesados, de estarem saindo de moda, de ocuparem espaço, mas NUNCA tive problema com eles. É questão de conectar e usar. Não dão dor de cabeça.

    Em breve vou vender esse aqui(posso até doar. O que quero é esquecer que um dia comprei coisa tão abominável) e comprar um CRT.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente os fabricantes de monitores se voltaram exclusivamente para o segmento de mercado Low-Cost, baixo custo, então, para os profissionais fica difícil escolher um equipamento que atenda plenamente as suas necessidades.
    Diferentemente foi a tecnologia CRT, que por ter se consagrado ao longo dos anos, conseguiu reunir um mix heterogêneo de produtos maus, bons e excelentes.
    Os monitores LCD com painel TN-film são péssimos e acho que os fabricantes não vão dar muita bola para os profissionais gráficos.
    Eles devem pensar: "que eles queimem no inferno" antes de eu investir pesadamente em painéis melhores e ter que concorrer com os monitores de 300 pilas.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado e parabéns pelos
    esclarecimentos. São de imensa
    utilidade para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. "um monitor LCD excelente bate qualquer monitor CRT" Sinceramente gostaria que isto fosse de fato verdade, mas definitivamente não é. Os melhores Lcds do mercado não chegam a reproduzir uma fração da quantidade de cores que um monitor Crt razoável é capaz. Na realidade o que limita a quantidade de cores diferentes possível de serem representada em um Crt é a placa de vídeo. Alem disso nos Crts não existem o incoveniente da resolução padrão pois os pixels não são físicos e podem variar, coisa que não ocorre nos Lcds, necessitanto assim do "quebra galho" da interpolação que deteriora a imagem que esta fora da resolução padrão. Claro, os Lcds tem suas vantagens como economia de energia (muito importante) e uma tela 100% placa (raro em Crts)e uma geometria quase que perfeita. Mas dizer que tem uma imagem superior aos Crt é muito complicado, sobretudo a qualquer CRT pois neste caso vc estará abarcando alguns modelos de CRTs que são verdadeiros monstros em termos de qualidade de imagens que, diga-se de passagem, nos pobre mortais não tivemos acesso como o Sony GDM-FW900 Flat Widescreen 24 FD Trinitron de 24 polegadas, isto só para sitar um exemplo. Fica a minha torcida para que os Lcds evoluam e superem de fato os Crts, mas infelizmente isto pode levar ainda um certo tempo e isto se quer pode ocorrer, visto que os lcds podem ser substituidos por outras tecnologias como a OLED por exemplo. Vamos aguarda.

    ResponderExcluir
  6. "os Lcds tem suas vantagens como economia de energia (muito importante) e uma tela 100% placa (raro em Crts)e uma geometria quase que perfeita. "

    Lamento discordar, mas uma tela plana é algo anti-científico. Nós vemos uma tela melhor quando ela é arredondada, principalmente porque não vamos ficar o tempo todo numa mesma posição.

    Monitores LCD 'tela plana', pelo menos os vendidos no Brasil a preços amigáveis, não oferecem um campo de visão amplo.

    Nem tudo que é moderno é bom. Fitas cassete duram décadas. Tenho algumas fitas há 20 anos e continuam em bom estado. Fitas de vídeo, se bem armazenadas e sendo utilizadas em VCRs livre de defeitos, tem mais ou menos a mesma durabilidade(talvez mais).
    Já os famosos CDs e DVDs, não tenho a mínima confiança. Perdi alguns CDs que eu guardava com cuidado, livre de poeira, de luz direta...
    Não adianta, a película protetora é extremamente delicada. É preciso fazer no mínimo 3 cópias de um arquivo em mídias DIFERENTES pra restar pelo menos a esperança de que não vamos perder tudo.

    ResponderExcluir
  7. Suadosista mesquinho, pobre e míope. Volte para o vinil, o cdma, o kichute e abdique da pinicilina. Deixe de avareza e compre produtos tecnológicamente avançados e de QUALIDADE. Comprar monitor tn e querer um bom monitor é o mesmo que comprar uma UNO e reclamar que ela não anda igual ao LAND ROVER do vizinho. Somos dos que mais consome internet e produtos de informática no MUNDO e para todas as CLASSES. Errado estou eu que acho que vou encontrar um texto e me deparo com essa porcaria...e pior ainda leio até o desprezível último comentário...só faltou um "É por isso que o Brasil não vai pra frente..." Eita síndrome de vira-lata...

    ResponderExcluir
  8. dá uma riscadinha no seu cd e veja se consegue ver a foto que tava lá armazenada; agora pega a velha e saudosista foto em papel e risca ela. Qual deles vc vai conseguir ver alguma coisa??? E as velhas fitas VHS, mastigadas e pobres. Dá uma "mastigadinha" no seu DVD. Leu? No meu VHS pulou a imagem, correu um risco, e eu consegui ver o resto do filme. Qual o melhor?
    A comparação de TN com Uno é boa: onde nesse país eu compro um land-rover e um monitor diferente de TN? Não tem? Então compra um monitor de tubo logo, que se encontra em qualquer esquina, e poupe seu tempo! Não tem como não ser vira-lata. A realidade é essa: chega na loja e fala "mas eu não quero TN!!" Olha a cara do vendedor pra ver o que acontece.
    Agora estamos nos encontrando com mais uma "modernidade": monitores FullHD. Muito melhor, né? Não. O meu tubão véio pegava 1600x1200. Os putz novos LCDs FullHD pegam 1900x1050. Nossa! Meu word ganhou umas bordas cinzas enormes lindas, mas tá cabendo menos na tela! Pois é, o nosso amigo anônimo aí de cima tá falando o seguinte: cuidado quando alguém diz que mais moderno é melhor, tem muita propaganda e quando alguém esclarece a realidade, não é bem assim.

    ResponderExcluir
  9. Até a Dell aderiu 100% ao TN-Film. No fim, a ânsia do mercado pelo preço menor acaba triunfando.

    ResponderExcluir
  10. Ai ai ai...não tem jeito mesmo...a sindrome domina a mente e não tem argumento que demova as ideias de um saudosista. Meu avô era assim, que Deus o tenha. Para começar pegue um monitor decente ok? Algo como um já ultrapassado Acer G24, 24" de tela, 50.000:1 e resolução de 1920×1200, tá bom assim? Agora mede seu consumo de energia some o gasto com óculos e oculista...ah, ia esquecendo a estante de aço forjado que você mandou fazer para aguentar o pequeno elefante que você chama de monitor. Onde você guarda uma única mísera fita VHS dá pro colocar um HD Sata de 1,5 Tera, pode até usar a capa da fita para disfarçar. Ps. usar a tecnologia não é uma maldade com o mundo, nem acho que toda coisa velha é lixo. Mas comparar certas coisas fica difícil e injusto.

    ResponderExcluir
  11. Compra um tela de plasma então!

    ResponderExcluir
  12. dexa, esse tipo de gente q nós empurramos nossas coisas velhas e destruídas!
    Manda ele comprar monitor de tubão no sebo de coisas usadas, e chamar a gata dele pra assister VHS numa TV TUBÃO TELEFUNKEN HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  13. Todos sabemos que a qualidade de um monitor lcd painel tn perto dos crt é sofrível, mas qual a porcentagem da população que trabalha na área gráfica? O painel tn atende razoavelmente a maior parte da população. Colocar monitores de alto custo aqui no brasil é a mesma coisa que colocar Land Rover em todas as concessionárias e reclamar que não está vendendo nada, o uno está no mercado de automóveis assim como o painei tn esta para o de monitores.

    ResponderExcluir
  14. Olhem, comprei recentemente (1 semana) um "maravilhoso" PS3 e um sound system (ou algo do gênero) com cabo ótico de som com a grana das férias... enfim, estava procurando um monitor-tv (M-Tv), pois tenho 2 tv's de 29" CRT (as quais estão à venda, rs) e como me mudei há pouco e não tinha cômoda, resolvi comprar uma q se adequasse ao peq espaço de meu quarto, daí comprei e coloquei uma de minhas tv's, aquele trambolho de mais de 15 kgf (acho q não é exagero! rs) e a cômoda até rangeu, sei q poderia comprar uma melhorzinha, mas foi o q sobrou de meu soldo! Fui às várias lojas que vendem monitores/tv's/pc's/etc, até encontrar em uma loja um M-Tv de 20" excelente, com controle remoto/PIP/HDMI/suporte ao Full HD, entre tantas outras funções, como Closed Caption/SAP/Timer e muito mais... bom, comprei, parcelei de 6x (OMG) e estou indicando ao meu amigo para q compre tb, pois está barata (em torno de R$ 630,00). Mas foi só mostrá-lo das características do M-Tv, q encontrei esse "Blog", e q constatei q fiz uma burrada(?!?!) comprei um aparelho dessa tal placa TN, mas como pude observar, aqui na "nossa" Terra-Natal, não são muitos os Monitores/Tv's com outras placas...!?!? Não vou reportar (como disse o Alisson) o tal do "...É por isso que o Brasil não vai pra frente!..."! Pois acredito q não temos a mesma "cultura" predatória do q os EUA (onde tv's/cel's/pc's e outros são jogados/achados em meio às ruas)!!! Não confio no Brasil, mas q acredito q possa melhorar, acredito...! Este, q já passou por tanta coisa e ainda está de pé, não? Não sou designer, não trabalho com Autocad/Solid Work e não pretendo ficar de frente ao aparelho mais do q 4-6 h./dia, afinal tenho q voltar ao serv! Vou usá-lo apenas para ver filmes e jogar meus video-games! Queria q alguém me dissesse se eu posso ainda ter um pouco de esperança ao notar que posso ter feito uma ótima compra (PS3) e outra péssima (M-Tv)??? Me desculpem pelo desabafo, mas cada um fala o q acha q é o certo... Eu prefiro, pela opção de espaço, valor e funcionalidade, LCD ao CRT, pois não entendo muito mesmo de "ângulo de visão"/"painéis"/"Uno" e muito menos "Land Rover", apesar de quase ter comprado à meia uma Range R! rsrsrs Sonho meu! Entendo "pouco" na minha ignorância cabal sobre muitas coisas, entendo sobre celulares, relógios, filmes, pessoas (menos mulheres, rs) e músicas, que são coisas q me apego (sei q é pecado, mas... rs)! Quero praticidade, conectei neste M-Tv, o PS2/PS3/caixas de som e ainda posso usar o pc nele, fora q, a tv é ótima, tô pensando em futuramente colocar CATV, mas só depois de pagar o PS3! rsrs Agradeço a atenção e me desculpem pelas desventuras deste que vos escreve, mas é vivendo q se aprende a conviver, correto? Amplexos!

    ResponderExcluir
  15. Ia me esquecendo... quero uma tv de led de 42", com Bluetooth, USB e HDMI, mas quando despencar o preço para menos de 1500... será...? Se bem q, me lembro da tv de lcd 29" custar 7 mil reais ou mais e hj não ser mais do q a metade... e com as led's vai cair muito mais... fora a tv digital chegando...!?

    ResponderExcluir
  16. Pode ter certeza, quando uma tecnologia cai para 1500, é porque já está sendo substituída por outra.

    ResponderExcluir
  17. Lixo é este blog com um cara arrogante, ignorante e prepotente.

    Esquece de algo básico, monitores básicos para utilização básica!

    Pra quê um cidadão quer uma Ferrari pra andar no trânsito de São Paulo se o tempo todo está engarrafado?

    Se o cidadão que utilizar para determinada finalidade, ele deverá pesquisar aquilo que enquadra no seu trabalho!

    Agora o cidadão comum que irá ver fotos tiradas na cam, webcam e celular, navegar na net e usar jogos comuns, qualquer tipo de monitor serve!

    Portanto, seja mais realista e não generalize.

    ResponderExcluir
  18. Não foi para este tipo de público que o artigo foi escrito e sim para os profissionais órfãos dos monitores analógicos CRT que ficaram praticamente sem opção com a chegada dos LCD e a suas incríveis aberrações cromáticas.

    ResponderExcluir
  19. O artigo foi escrito para PROFISSIONAIS de Design Gráfico, colega revoltado. Eu comprei um monitor Samsung SyncMaster T240M (Panel TN Film‏) e me arrependi profundamente.

    O monitor, para uso normal, é maravilhoso. 90% de recomendação. É FullHD 1080p. Para jogos, para filmes, e até para o uso cotidiano do computador, ele me satisfaz muito. Além de ser muito bonito, me permite abrir várias janelas e menus ao mesmo tempo, já que é bem grande, tem pixels de sobra para usar durante a execução de projetos.

    O problema é que eu faço faculdade de DG e venho notando que meus trabalhos estão ficando muito escuros fora do meu monitor. Apresentando projetos em sala de aula, nos monitores de CRT, fica ruim, porque as cores escurecem demais. O azul vívido do céu fica fúnebre. A sensação que dá é que se eu pintar uma imagem de rosa choque, assistindo à ela em qualquer outro monitor "comum", não vai passar de rosa pastel. Isto é um pesadelo. Não posso fazer um site, uma peça gráfica, nada através desta tela de cristal líquido, porque sei que vai sair sem as cores reais na impressão ou em outro monitor.

    Inclusive, imprimi uma peça gráfica de uma caverna ilustrada por mim. No monitor ficou lindíssimo em CMYK, em formato próprio para impressão. Mas no papel, só faltou furar a folha, de tão escuro que ficou.

    Procuro agora um monitor bom, bonito e barato que possa comprar para substituir meu atual LCD. Alguém consegue recomendar?

    ResponderExcluir
  20. Meu conselho é você comprar o Dell U2410 que é full HD, painel IPS e tem saída HDMI http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Perif%C3%A9ricos-Dell/monitor-dell-u2410/pd.aspx?refid=monitor-dell-u2410&cs=brbsdt1&s=bsd

    Vi a informação aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/dell-ultrasharp-2209wa/715891

    ResponderExcluir
  21. Muito útil a discussão,tirando fora alguns exageros emocionais. Estou procurando um monitor maior que o meu Samsung SyncMaster 997MB (ótimo,por sinal). Eu trabalho com AutoCad fazendo projetos de engenharia.Utilizo cores apenas para diferenciar itens dentro do desenho. Até experimentei um T220M (monitor TV 22'') e achei vantagem no tamanho e desvantagem nas cores. Só que este e o seu irmão maior,o T240M, são de formato 16:10, e não são mais fabricados. Aliás, quaisquer monitor ano 2010 é 16:9. O meu Samsung 997MB é um 4:3. Considero que largura em um monitor é bom,mas altura tambem. O que acontece é que meu 997MB (é de 19", embora a diagonal meça +-18") tem dimensões de tela 365 x 273mm, e um LCD ou LED Widescreen 16:9 de 23" mede 509 x286mm. Portanto,meu ganho de altura com um monitor de 23'' moderno seria de apenas 13 mm. Será que vale a pena investir nesta substituição?
    Aviso,para quem não quiser paineis TN, que a DELL brasileira comercializa o U2311H (23'' 16:9) com tela IPS e vc paga R$800 frete incluso sem juros no cartão em 15 vezes e tem garantia com substituição completa por 5 anos.Para não me acusarem de fazer propaganda da Dell,aviso que um senão é que a encomenda leva 25 dias para chegar,pois vem dos EUA.
    Alguem com ideias mais claras que as minhas,pode por favor me fazer luz? obrigado

    ResponderExcluir
  22. Pietro,
    você está com ideias tão claras que é difícil maior clareza. No entanto é possível adicionar alguns palpites; tem um artigo recente publicado na Internet ressaltando que a escolha do monitor para trabalhar em Autocad não é tão crítica assim. Sinceramente, o DELL 23" serve perfeitamente, mas o pulo do gato é que você trabalharia com muito mais conforto usando DOIS monitores. Que tal o aproveitamento do seu velho SAMSUMG para os menus e o novo de 23 ou 24 polegadas para trabalhar o detalhe?
    Leia este artigo, é esclarecedor: http://www.komando.com/tips/index.aspx?id=7161&page=1

    ResponderExcluir
  23. Estamos em 2012. Alguma coisa melhorou, ou continuam fabricando LCDs ruins?

    Recebi uma propaganda por e-mail: Monitor LED 15.6" Acer P166HQL.
    R$229.
    O problema já foi resolvido nesses novos monitores de led? Sei que é uma versão melhorada do LCD.

    Se alguém puder responder, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os monitores baratinhos, mesmo os de LED, apresentam aberrações cromáticas. Comprei um Phillips de 18" (19IEL) que é bem rudimentar no quesito fidelidade às cores e deixa a desejar na exibição de fontes pequenas quando usado na resolução nativa. Ainda bem que este monitor só uso num computador velho que faz papel de servidor.
      Em suma, o melhor seria você ir numa loja e testar pessoalmente o modelo antes de comprar por impulso. Se for usar para produções gráficas, então o cuidado tem que ser muito maior.

      Excluir
  24. Melhor comentário da página:

    "dexa, esse tipo de gente q nós empurramos nossas coisas velhas e destruídas!
    Manda ele comprar monitor de tubão no sebo de coisas usadas, e chamar a gata dele pra assister VHS numa TV TUBÃO TELEFUNKEN HAHAHAHAHA"

    ahurehauehauehauheuaheuaheuaehu!!!

    ResponderExcluir